ESTRATÉGIAS DE GESTÃO E DE MOBILIDADE APLICADAS EM CIDADES NO BRASIL E NO EXTERIOR

Authors

  • Alícia Silva Universidade de São Paulo
  • Mateus Oliveira Universidade Federal do Cear´´a
  • Rayssa Fontes Universidade Federal de Alagoas
  • Marcelo Santos Segundo Universidade Federal do Cear´´a
  • Aline Espíndola Universidade Federal de Alagoas

Abstract

Atualmente, em diversas cidades no mundo, observa-se um acúmulo de malefícios resultante da priorização de veículos automóveis, o que abrange desde o aumento nos níveis de congestionamento das vias até a elevação nos índices de emissão de poluentes e material particulado, afetando negativamente a economia e a qualidade de vida da população. Assim, a manutenção da mentalidade de priorização da utilização do automóvel em detrimento de meios mais eficientes de transporte fará com que esta problemática se agrave ainda mais. Nesse contexto, algumas cidades, na tentativa de reduzir os impactos negativos advindos do aumento dos níveis de motorização, passaram a adotar estratégias de Gestão de Mobilidade (GdM) com ou sem valor financeiro agregado, tais como: tarifação de estacionamento, de vias públicas com base na demanda de veículos, e de estacionamentos comerciais; precificação de emissões; precificação de congestionamento; realocação de espaços viários para pessoas e ruas prioritárias para pedestres; e zonas de tráfego limitado. Sendo assim, este trabalho, através de uma revisão de literatura, propõe-se a detalhar as estratégias de GdM utilizadas em cidades no Brasil e no exterior que têm logrado êxito na mitigação das externalidades negativas associadas à utilização de automóveis, apresentando estudos de caso que demonstram, para cada contexto, os diversos resultados obtidos.

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Published

2024-06-28