Aplicação do método de classificação de Zonas Climáticas Locais em cidades brasileiras:

breve revisão da literatura

Autores/as

  • Christiane Alves Araújo Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Ricardo Victor Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0003-4971-6037

Resumen

O sistema de classificação em Zonas Climáticas Locais (ZCLs) baseia-se, especialmente, na tipologia das construções e da cobertura do solo. Esse método tornou-se uma importante ferramenta para caracterização e planejamento de recomendações adequadas aos contextos climáticos em questão, uma vez que, teve por objetivo eliminar contradições observadas na conceituação de áreas urbanas, suburbanas e rurais, em estudos de clima urbano realizados em diferentes países. Entretanto, a aplicação deste método de classificação é recente e ainda incipiente nos trabalhos de clima urbano realizados no Brasil. Nesse contexto, este artigo teve como objetivo realizar uma breve revisão da literatura acerca da aplicação do método de Zonas Climáticas Locais (ZCL) em teses e dissertações em estudos de cidade brasileiras. As etapas metodológicas seguiram protocolo de revisão e seleção de teses e dissertações a partir de 3 etapas: (1) seleção da base de dados e definição dos critérios de busca; (2) definição dos parâmetros para análise dos trabalhos selecionados, e (3) análise e síntese dos resultados. Foram selecionados e analisados doze trabalhos. Os resultados mostram uma diversidade nos procedimentos de aplicação do método, possivelmente pelo fato de terem sido elaborados por diferentes áreas de conhecimento.

Palavras-chave: Análise climática, Planejamento urbano; Microclimas; ZCL.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christiane Alves Araújo, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, pelo Programa de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário CESMAC, atuando nas áreas de projetos em geral, interiores e paisagismo.

Ricardo Victor Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL), na área de estudo: Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo. Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/FAU/UFAL). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2002), mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2005) e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Atua como pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana (GATU), da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em projetos e pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, atuando nos seguintes temas: Clima Urbano, Conforto Ambiental, Adequação Ambiental e Projeto de Arquitetura.

Publicado

2023-08-11