Os afetos e os movimentos dos corpos das mulheres no vão livre do MASP
Résumé
A pesquisa busca reconhecer, apreender, pensar e agenciar as multiplicidades no espaço, bem como as forças e afetos que atravessam os corpos das mulheres. No recorte espacial dos espaços públicos da cidade, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, localizado na Avenida Paulista, projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), experiencia-se através do caminhar investigativo e atento, a prática da Deriva de Guy Debord e Francesco Careri, buscando-se expressar uma experiência relatada e cartografada. O trabalho é composto pelas expressões visuais das cartografias de apreensão e cognição dos territórios habitados pelos corpos, exercitando-se um novo olhar, com a experimentação dos espaços da cidade, para ativar desejos, potencializar afetos e subjetividades. Fundamentado pelo sistema epistemológico rizomático de Deleuze e Guattari, e pela prática cartográfica, a investigação reconhece potências para uma intervenção artístico-arquitetônica, no desvio da norma e além da simples repetição, indo de encontro ao “entre”, dos corpos no espaço, entre movimentos e afetos.