TEOLOGIA EM SANT’ANDREA DE MANTOVA
ARQUITETURA, GEOMETRIA E METAFÍSICA
Resumo
Como representar a divindade arquitetonicamente? A resposta de Alberti nos parece inovadora, servindo de ponto de partida para nossa pesquisa, cujo objetivo principal é investigar a intersecção entre teoria e prática em Alberti. Para tanto, trazemos como ensejo seu último trabalho; a igreja Sant’Andrea de Mantova, capaz de nos servir de exemplo para compreender como o pensamento conceitual e a execução arquitetônica são indissociáveis. Talhado pela erudição acumulada ao longo da vida, nos brindou com Sant’Andrea de Mantova, seu último trabalho, um novo modo de representar o divino, utilizando-se de seu rigor geométrico para expressar a Verdade (ou Deus, termos quase equivalentes na prova de Santo Agostinho). Procuraremos argumentar no texto que uma das novidades desta igreja é seu traçado geométrico, que cria um elo entre o mundo das coisas e dos homens, e o mundo metafísico e de Deus. Aliando-se com a geometria, Alberti alcança a concinnitas e pode relevar, através de sua arquitetura, uma ordenação perfeita – um modo de expressão da divindade, também perfeita. A geometria, transmitindo a harmonia e completude da igreja, torna-se o mote que permite aos fiéis a contemplação do divino em uma de suas expressões mais puras e imediatas. O procedimento metodológico utilizado foi leitura e fichamento das fontes primárias e secundárias, redesenho da fachada principal e modelagem 3D.