Caminhadas à universidade: Percursos ao ensino superior entre jovens universitários de origens populares no interior cearense

Autores

  • Ricardo Cruz Macêdo Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS).
  • Tereza Correia da Nobrega Queiroz Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS).

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11413

Palavras-chave:

Juventudes, Origens populares, Ensino superior. Universidade pública.

Resumo

As caminhadas à universidade entre jovens de origens populares, sobretudo a partir dos anos 2000, revelam distintos percursos que conectam as relações dos grupos familiares com a escolarização dos filhos e com seus itinerários de individuação, descortinando diferentes estratégias de inserção e de manutenção nos cursos superiores. Neste artigo analisamos os percursos à universidade entre jovens de origens populares, estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no interior cearense. Os dados são qualitativos, organizados através de entrevistas semiestruturadas e observações de campo. A partir dos relatos produzidos, destacamos que: a origem social condiciona diferentes estratégias para os deslocamentos à universidade; a condição de gênero implica rupturas com os “destinos sociais” encerrados no âmbito doméstico; a conquista da própria subsistência leva a um sentimento de autonomia relativa na gerência da vida e permite a percepção da ampliação dos horizontes de possibilidades além dos almejados pela família de origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Cruz Macêdo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS).

Doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFPB. Pesquisador na área de juventudes. Professor Universitário (UFCA).

Tereza Correia da Nobrega Queiroz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS).

Professora Dra. pelo PPGS/UFPB.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

DUBET, François. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LAHIRE, Bernard. Patrimônios individuais e disposições: para uma sociologia à escala individual. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, n. 49, 2005. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/18_ref_capes/arquivos/arquivo_152.pdf. Acesso em: 27 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Edição

Seção

Antropologia da Juventude