Caminhadas à universidade: Percursos ao ensino superior entre jovens universitários de origens populares no interior cearense
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11413Keywords:
Juventudes, Origens populares, Ensino superior. Universidade pública.Abstract
As caminhadas à universidade entre jovens de origens populares, sobretudo a partir dos anos 2000, revelam distintos percursos que conectam as relações dos grupos familiares com a escolarização dos filhos e com seus itinerários de individuação, descortinando diferentes estratégias de inserção e de manutenção nos cursos superiores. Neste artigo analisamos os percursos à universidade entre jovens de origens populares, estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no interior cearense. Os dados são qualitativos, organizados através de entrevistas semiestruturadas e observações de campo. A partir dos relatos produzidos, destacamos que: a origem social condiciona diferentes estratégias para os deslocamentos à universidade; a condição de gênero implica rupturas com os “destinos sociais” encerrados no âmbito doméstico; a conquista da própria subsistência leva a um sentimento de autonomia relativa na gerência da vida e permite a percepção da ampliação dos horizontes de possibilidades além dos almejados pela família de origem.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
DUBET, François. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LAHIRE, Bernard. Patrimônios individuais e disposições: para uma sociologia à escala individual. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, n. 49, 2005. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/18_ref_capes/arquivos/arquivo_152.pdf. Acesso em: 27 ago. 2021.