Caminhadas à universidade: Percursos ao ensino superior entre jovens universitários de origens populares no interior cearense

Autores/as

  • Ricardo Cruz Macêdo Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS).
  • Tereza Correia da Nobrega Queiroz Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS).

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11413

Palabras clave:

Juventudes, Origens populares, Ensino superior. Universidade pública.

Resumen

As caminhadas à universidade entre jovens de origens populares, sobretudo a partir dos anos 2000, revelam distintos percursos que conectam as relações dos grupos familiares com a escolarização dos filhos e com seus itinerários de individuação, descortinando diferentes estratégias de inserção e de manutenção nos cursos superiores. Neste artigo analisamos os percursos à universidade entre jovens de origens populares, estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no interior cearense. Os dados são qualitativos, organizados através de entrevistas semiestruturadas e observações de campo. A partir dos relatos produzidos, destacamos que: a origem social condiciona diferentes estratégias para os deslocamentos à universidade; a condição de gênero implica rupturas com os “destinos sociais” encerrados no âmbito doméstico; a conquista da própria subsistência leva a um sentimento de autonomia relativa na gerência da vida e permite a percepção da ampliação dos horizontes de possibilidades além dos almejados pela família de origem.

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Biografía del autor/a

Ricardo Cruz Macêdo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS).

Doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFPB. Pesquisador na área de juventudes. Professor Universitário (UFCA).

Tereza Correia da Nobrega Queiroz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS).

Professora Dra. pelo PPGS/UFPB.

Citas

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

DUBET, François. Sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LAHIRE, Bernard. Patrimônios individuais e disposições: para uma sociologia à escala individual. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, n. 49, 2005. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/18_ref_capes/arquivos/arquivo_152.pdf. Acesso em: 27 ago. 2021.

Publicado

2021-11-10

Número

Sección

Antropologia da Juventude