Experiências juvenis em espaços urbanos: a influência do contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11848Palavras-chave:
Experiências Juvenis, Educação Escolar, Espaços Urbanos, Desigualdade urbana.Resumo
Este escrito apresenta resultados de um estudo, de abordagem qualitativa, que promoveu a análise de discursos e práticas de estudantes secundaristas de uma escola pública, inseridos em um recorte urbano de Porto Alegre/RS. O foco do artigo está em captar, sistematizar e comunicar determinadas experiências de jovens, moradores de regiões periféricas, para pôr em relevo como as mesmas estão sendo configuradas não apenas pelo vínculo pedagógico e de caráter social com o espaço escolar, mas, também, pelas marcas da segregação social e desigualdade urbana. Complementarmente, a partir de suas maneiras de habitar a cidade, é possível apreender algumas percepções sobre as suas formas de mobilidade, estratégias de ascensão e tentativas de reversão de estigmas territoriais associados aos seus locais de moradia.
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