Experiências juvenis em espaços urbanos: a influência do contexto escolar

Autores

  • Bruno Guilhermano Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11848

Palavras-chave:

Experiências Juvenis, Educação Escolar, Espaços Urbanos, Desigualdade urbana.

Resumo

Este escrito apresenta resultados de um estudo, de abordagem qualitativa, que promoveu a análise de discursos e práticas de estudantes secundaristas de uma escola pública, inseridos em um recorte urbano de Porto Alegre/RS. O foco do artigo está em captar, sistematizar e comunicar determinadas experiências de jovens, moradores de regiões periféricas, para pôr em relevo como as mesmas estão sendo configuradas não apenas pelo vínculo pedagógico e de caráter social com o espaço escolar, mas, também, pelas marcas da segregação social e desigualdade urbana. Complementarmente, a partir de suas maneiras de habitar a cidade, é possível apreender algumas percepções sobre as suas formas de mobilidade, estratégias de ascensão e tentativas de reversão de estigmas territoriais associados aos seus locais de moradia.

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Biografia do Autor

Bruno Guilhermano Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional - UFRJ, pesquisando as interfaces entre juventudes, educação e tecnologias. Atuou como professor e pesquisador no ensino profissional e na educação básica em disciplinas das ciências humanas. Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com formação complementar pela Universidade Autônoma de Madri (UAM). Realizou estágio em antropologia pericial no Ministério Público Federal, trabalhando com comunidades tradicionais (2017-2019).

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Publicado

2021-11-10

Edição

Seção

Antropologia da Juventude