Tejiendo la red entre territorio y museología social: talleres de costura en el Ateliê Escola do Museu da Vila, Piauí

Autores/as

  • Naudimar Vieira Moura Menezes UFDPar
  • Gabriela Carneiro Reis UFMG
  • Solano de Souza Braga Professor no curso de bacharelado em turismo e no mestrado em artes, patrimônio e museologia da UFDPar.

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2022.n.12.13311

Palabras clave:

territorio, museología, coser, cultura

Resumen

El presente estudio rastrea, a través del relato de experiencia de los talleres de corte y costura realizados a través del Ateliê Escola, una actividad de extensión del Programa de Posgrado en Artes, Patrimonio y Museología de la Universidad Federal del Delta do Parnaíba, la relación entre la museología social y el territorio de Bairro-Vila do Coqueiro da Praia, Luis Correia, Piauí. La metodología utilizada es Action Research, de Thiollent (1947). Las actividades consistieron en varios ejercicios destinados a dominar y manejar las máquinas, tipos de costura y terminación, capacitar a esas mujeres y así capacitar a las mujeres para que jueguen un papel protagónico en la generación de ingresos para la comunidad, además de mejorar su calidad de vida. -estima y apreciación de elementos de la cultura y el paisaje local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Naudimar Vieira Moura Menezes , UFDPar

Graduação em Design de Moda, especialização em Gestão de Negócios da Moda e mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar.

Gabriela Carneiro Reis, UFMG

Turismóloga, mestre em geografia e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Solano de Souza Braga, Professor no curso de bacharelado em turismo e no mestrado em artes, patrimônio e museologia da UFDPar.

Professor no curso de bacharelado Turismo da UFPI. Doutorando em desenvolvimento e meio ambiente - PRODEMA/UFPI, Mestre em Geografia - IGC/UFMG (2011); licenciatura em Geografia, UNIVERSO (2014); Licenciatura em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Formação Pedagógica de Docentes do CEFET/MG (2008), Bacharelado em Turismo pelo IGC/UFMG (2006). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento, pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, planejamento, levantamento e monitoramento da oferta e demanda turística, estudos de impacto ambiental, ecoturismo, análise ambiental e docência em turismo e geografia. Integrante dos grupos de pesquisa: GIPE - UFMG / UFVJM (Grupo Integrado de Pesquisas sobre a Serra do Espinhaço), EITUR - UFPI (Grupo de pesquisas e estudos interdisciplinares em turismo) e do Núcleo de Pesquisas CONTEMPLAR - UFPI.

Citas

ARAÚJO, Mário. Tecnologia do Vestuário. Fundação Caloute Gulbenkian, 1996.

ARAÚJO, Marcelo M.; BRUNO, Maria Cristina. Declaração de Santiago do Chile 1972. Mesa-Redonda de Santiago do Chile - ICOM, 1972.

BARBUY, Heloísa. A conformação dos ecomuseus: elementos para compreensão e análise. Anais do Museu Paulista, v. 3, p. 209-236, 1995.

BRAGA, João. História da moda. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2007.

BERTOTTO, Márica. Sistema museológico–contributo para as políticas públicas. Museologia social e cultural. Rio de Janeiro: Rio Books, 2015.

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Brasília, DF: Congressos Nacional, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm#:~:text=Institui%20o%20Estatuto%20de%20Museus%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 02 dez. 2022.

C NDIDO, Manuelina Maria. Cartas de navegação: planejamento museológico em mar revolto. Cadernos de Sociomuseologia, v. 48, n. 4, p. 35-56, 2014.

CARVALHO, Gizela Costa Falcão de. Ateliê-Escola do Museu da Vila, Coqueiro da Praia, Luís Correia, Piauí. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia) – Museu da Vila, Universidade Federal do Piauí, Parnaíba, 2019.

CARVALHO, Rita de Cássia Moura. Por entre rio e mar Artes, Patrimônio e Museologia. 2019. Tese (Doutorado em Belas-Artes, especialidade de Ciências da Arte) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal, 2019.

COLUCCI, Danielle Gregole; SOUTO, Marcus Magno Meira. Espacialidades e territorialidades: conceituação e exemplificações. Revista Geografias, p. 114-127, 2011.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. (Eds.). Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2013.

DUARTE, Alice. Nova museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda inovadora. Revista Museologia e Patrimônio, v. 6, n. 2, p. 99-117, 2014.

ERICEIRA, Alzira do Carmo Carvalho. Políticas públicas de desenvolvimento territorial e o enfrentamento à pobreza rural: avaliação do processo de implementação do Programa Territórios da Cidadania no Município de Anajatuba MA. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.

GOMES, Marta Taets. Patrimônios de Duque de Caxias: história e memória no Museu Vivo do São Bento. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Programa de Qualificação Profissional, Vestuário, Costureiro 2, 2018.

INÁCIO, Dauana Berndt; SNOEIJER, Enio; SANTOS, Nicolas Rufino dos. As Normativas Elaboradas Para A Continuidade Das Atividades Da Pós-Graduação Durante A Pandemia Da Covid-19: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Santa Catarina. XX Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU 2021, p. 1-16, 2021.

IPHAN. Educação Patrimonial: Inventários Participativos, 2013.

KOBELINSKI, Milena. Feminização da pobreza e famílias monoparentais: reflexões sobre os impactos dessa relação na vida das mulheres-mães. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade de Caxias do Sul, 2021.

LAVER, James. A Roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LOBO, Renato Nogueirol. História e sociologia da moda: evolução e fenômenos culturais. 1ª edição, São Paulo: Érica, 2014.

MOUTINHO, Mário. Definição evolutiva de sociomuseologia: proposta de reflexão. Cadernos do CEOM – Museologia Social, v. 27, n. 41, p. 423-427, 2014.

NIPPES, Gabriel Jordaim; PAVAN, Maya. Pandemia e Inflação: o Brasil do" Bolsocaro". Revista Pet Economia UFES, v. 2, n. 1, p. 23-27, 2021.

OLIVEIRA, Gardênia Angelim Medeiros de. Os Desafios na elaboração de um projeto arquitetônico participativo para a construção da sede da associação de moradores do bairro Coqueiro, Luís Correia, Piauí. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia) – Museu da Vila, Universidade Federal do Piauí, Parnaíba, 2018.

PINHEIRO, Áurea da Paz. Patrimônio cultural e museus: por uma educação dos sentidos. Educar em Revista, n. 58, p. 55 - 67, 2015.

PRIMO, Judite. Museologia e Patrimônio: Documentos Fundamentais – Organização e Apresentação. Cadernos de Sociomuseologia, v. 15, n. 15, p. 95-104, 1999.

SANTANA, Yanara Dorado; SITAK, Rufino Borges José; BUMBA, Pedro Fernandes. Breve abordagem do papel dos museus públicos na preservação do patrimônio cultural: os museus públicos de Angola. Revista Publicando, v. 5, n. 16, p. 265-286, 2018.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Trad. Maria de Lourdes Parreiras Horta. Porto Alegre: Medianiz, 2013.

Publicado

2022-12-13