Pandora e o cinema para produção do conhecimento científico sobre pessoas com deficiência: Histórias de Vidas, Saudades e Esperanças durante a pandemia da covid-19 no Brasil

Pandora and cinema for the production of scientific knowledge about people with desabilities: Stories of Life, "Saudades" and Hopes during the Covid-19 pandemic in Brazil

Autores

  • Diego Silva Universidade de Brasília
  • Éverton Luís Pereira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.28998/rm.2023.13.15464

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Covid-19, Cinema

Resumo

No Brasil, foi estimada em 18,6 milhões a população com deficiência, o que corresponde a 8,9% da população na faixa etária estudada no último Censo (2022). A crise provocada pela Pandemia da Covid-19 afetou de maneira distinta os diferentes grupos na sociedade e as pessoas com deficiência figuram entre aquelas com consequências mais severas. No texto, abordaremos o processo de elaboração do documentário Pandora, de autoria do primeiro autor deste artigo. O filme traz à cena histórias e experiências de pessoas com deficiência de diferentes partes do Brasil durante a Pandemia da Covid-19. Ao longo do artigo, descrevemos os caminhos que possibilitaram a união entre pesquisa científica e cinema documental como instrumento para apoiar no protagonismo dos grupos sociais inseridos em processos de pesquisa, neste caso, pessoas com deficiência, bem como para ampliar o leque de possibilidades e linguagens de divulgação do saber produzido na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Luciana Alves; FONTES-DUTRA, Mellanie. Children and adolescents with disabilities in Brazil: effects of the COVID-19 pandemic. Disability Studies Quarterly, v. 41, n. 3, 2021.

ANTELO, Raúl. Poética do saber e arqueologia do cotidiano. In: LEITE, Ilka Boaventura (Org). Ética e Estética na Antropologia. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC/CNPq, 1998. p. 47–58.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Teoria, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985a. p. 197–221.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Teoria, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985b. p. 165–196.

BHABHA, Homi. The right to narrate. Chicago: University of Chicago, 2011.

BLOCK, Pamela et al. Introduction to the Special Issue: Disability and Covid-19. Disability Studies Quarterly, v. 41 n. 3, 2021.

BOGONI, Rosangela Marcilio. A representação da deficiência em narrativas ficcionais: um estudo comparado sobre as diferenças na literatura. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) — Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2020.

BOLLENTTIN, Paride et al. Estranhamento, adaptação e mudança na pesquisa antropológica: O que permanece no “trabalho de campo” após a epidemia de Covid-19. In: BOLLENTTIN, Paride et al. (Org). Etnografando na Pandemia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2020. p. 9–22.

AQUINO-CANCHARI, Christian Renzo; QUISPE-ARRIETA, Rocío del Carmen; CASTILLON, Katia Medalith Huaman. COVID-19 y su relación con poblaciones vulnerables. Revista Habanera de Ciencias Médicas, v. 19, ed. 3341, p. 1–18, 2020.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002.

COSTA, Talita Nunes. Explorando caminhos no estudo do autocuidado de homens na pandemia. In: BOLLENTTIN, Paride et al. (Org). Etnografando na Pandemia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2020. p. 113–131.

FARINA, Bárbara Cristina. Processos de estigmatização e contornos da deficiência: olhar para o cinema, olhar para as (im) possibilidades de ser. 2012. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FERREIRA, Diego. Pandora: Histórias de Vidas, Saudades e Esperanças. Brasília: Fome de Ouvido e Mirkhan Produções, 2022 (42 min.) Disponível em: https://www.youtube.com/@observatoriodeficiencia7938. Acesso em: 27 abr. 2023.

GLEASON, Jonathan et al. The Devastating Impact of Covid-19 on Individuals with Intellectual Disabilities in the United States. NEJM Catalyst, Massachusetts Medical Society, v. 2, n. 2, p. 1–12, 2021.

GONÇALVES, Daniele Gallindo; MARQUES; Eduardo Marks de. Epidemia na literatura e no cinema. Pelotas: Ed. UFPel, 2021.

HENDERSON, Angela et al. COVID-19 infection and outcomes in a population-based cohort of 17 203 adults with intelectual disabilities compared with the general population. J Epidemiol Community Health, v. 76, n.6, p. 550–555, 2022.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/etapas/divulgacao-dos-resultados.html. Acesso em: 8 jul. 2022.

KUPPER, Hannah, et al. Participatory Research in Disability in Low- and MiddleIncome Countries: What have we Learnt and what Should we Do? Scandinavian Journal of Disability Research, v. 23, n.1, p. 328–337, 2021. https://doi.org/10.16993/sjdr.814

LANDES, Scott.; TURK, Margaret.; ERVIN, David. COVID-19 case-fatality disparities among people with intellectual and developmental disabilities: evidence from 12 US jurisdictions. Disability and Health Journal, v. 14, n. 4, p. 101–116, 2021.

MALUF, Sônia Weidner. Antropologia em tempo real: urgências etnográficas na pandemia. Brasília: INTC Brasil Plural, 2020.

MILLER, Daniel. Como conduzir uma etnografia durante o isolamento social. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NSiTrYB-0so. Acesso em: 10 jul. 2023.

OLIVER, Mike. Changing the Social Relations of Research Production?. Disability, Handicap & Society, v. 7, n. 2, p. 101–114, 1992.

PEREIRA, Éverton Luís et al. Invisibilidade sistemática: pessoas com deficiência e Covid-19 no Brasil. Interface (Botucatu), v. 25, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/5jt6TTK54FxZnwdD9jkpNBm/. Acesso em: 2 fev. 2023.

PETTA, Ana; PETTA, Helena. Quando Falta o Ar. São Paulo: Paranoid e Clementina Filmes, 2022 (81 min.).

REICHENBERGER, Veronika et al. Participatory Visual Methods with caregivers of children with Congenital Zika Syndrome in Colombia: A case study. Wellcome Open Research, v. 7, p. 107–107, 2022. https://doi.org/10.12688/wellcomeopenres.17529.1

RIBEIRO, José Silva. Jean Rouch: filme etnográfico e antropologia visual. Revista Digital de Cinema Documentário, n. 3, p. 6–54, 2007.

SALLES, João Moreira. A dificuldade do documentário. In: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005. p. 57–71.

SOUZA, Maria Luiza Rodrigues. Modos de ver e viver o cinema: etnografia da recepção fílmica e seus desafios. Rebeca: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 3, n. 5, p. 1–16, 2014.

TENDLER, Silvio. Saúde tem cura. Rio de Janeiro: Caliban Cinema e Conteúdo, 2022 (134min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b-kZMfwvKsM&t=121s . Acesso em: 27 abr. 2023.

VERTOV, Dziga. Kinoks: Uma Revolução, 1923. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/01-10/kinoksumarevoulcao.html. Acesso em: 27 abr. 2023.

VON DER WEID, Olivia. ‘A escolha de Sofia’? Covid-19, deficiência e vulnerabilidade: Por uma bioética do cuidado no Brasil. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Rio de Janeiro. Reflexões na Pandemia, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/43408655/A_escolha_de_Sofia_Covid_19_defici%C3%AAncia_e_vulnerabilidade_Por_uma_bio%C3%A9tica_do_cuidado_no_Brasil. Acesso em: 5 de abr. 2023.

WHO. World Bank. World report on disability. New York: WHO, 2011. 1 Disponível em: https://www.who.int/teams/noncommunicable-diseases/sensory-functions-disability-and-rehabilitation/world-report-on-disability. Acesso em: 5 abr. 2022.

Publicado

2023-11-02

Edição

Seção

Retratos Defiças: Deficiência, Arte e Comunicação