PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA: DIREITO FUNDAMENTAL E UMA NOVA DEFINIÇÃO
Palavras-chave:
Capacidade Contributiva, Definição, Ação Afirmativa.Resumo
O estudo aborda tema concernente ao princípio da capacidade contributiva, positivado no Art. 145, § 1º, da Constituição de1988, tratando desde a evolução do Estado e da atividade fiscal, até o alcance, eficácia, conteúdo jurídico e a necessidade de uma nova definição do mesmo. A nova definição é um instrumento de redução das desigualdades acumuladas durante a história e, fundamentada no princípio em tela, apresenta-se como relevante ferramenta para a modificação da realidade social, resgatando as castas esmagadas por uma tributação inconsciente que se estende desde a época do Brasil colônia e ainda se percebe.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-17
Edição
Seção
Estudos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.