A CRISE E A ARTE: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO (The crisis and the art: an interdisciplinary dialogue for the transformation of legal education)

Victor Cavallini

Resumo


A partir do diagnóstico de que o ensino do Direito no Brasil passa por uma prolongada situação de crise, decorrente do próprio desgaste do paradigma positivista em sua vertente normativista, dominante no modo brasileiro de apreensão do Direito e de produção do conhecimento jurídico, o presente trabalho busca indicar o potencial transformador e emancipador do diálogo interdisciplinar entre Direito e arte. Para tanto, procura-se uma definição precisa do que constitui o “artístico” em sua relação conflituosa com o saber, a fim de fornecer o aporte teórico necessário à adequada compreensão de como pode a arte estimular um posicionamento diferenciado diante da realidade.

Palavras-chave


Crise do ensino jurídico; Interdisciplinaridade; Arte; Sensibilidade estética

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2015 Revista Eletrônica do Mestrado em Direito da UFAL



REGISTRE-SE NA PLATAFORMA

                                                                                                                                                                                                       

 

               


         


             

 _______________________________________________________

                            


Endereço:

Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Faculdade de Direito de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em Direito. Campus A. C. Simões Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins. CEP: 57072-970 Maceió – Alagoas – Brasil.

E-mail: revistamestradodireitoufal@gmail.com 

Telefone: 82-3214-1255