A CRISE E A ARTE: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO (The crisis and the art: an interdisciplinary dialogue for the transformation of legal education)
Palavras-chave:
Crise do ensino jurídico, Interdisciplinaridade, Arte, Sensibilidade estéticaResumo
A partir do diagnóstico de que o ensino do Direito no Brasil passa por uma prolongada situação de crise, decorrente do próprio desgaste do paradigma positivista em sua vertente normativista, dominante no modo brasileiro de apreensão do Direito e de produção do conhecimento jurídico, o presente trabalho busca indicar o potencial transformador e emancipador do diálogo interdisciplinar entre Direito e arte. Para tanto, procura-se uma definição precisa do que constitui o “artístico” em sua relação conflituosa com o saber, a fim de fornecer o aporte teórico necessário à adequada compreensão de como pode a arte estimular um posicionamento diferenciado diante da realidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-21
Edição
Seção
Estudos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.