CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL (Kids and teens: the process of social inclusion in Brazil)
Palavras-chave:
Crianças e adolescentes. Vida digna. Bioética. Legislação.Resumo
Este artigo propõe discutir a relação das crianças e dos adolescentes com o processo de inclusão social no Brasil. Historicamente, as crianças e os adolescentes foram condicionados ao sistema cultural e econômico, não lhes sendo proporcionada a devida atenção. É preciso repensar as nossas ações para que realmente a sociedade possa ter um futuro promissor em relação às crianças e aos adolescentes, visando melhores condições de vida numa sociedade multicultural, como é o caso do Brasil. A partir dessa perspectiva, este artigo propõe elencar alguns pontos nevrálgicos que carecem de discussões na sociedade, a fim de equalizar a legislação e as práticas que a sociedade impõe às crianças e aos adolescentes. Sendo assim, os objetivos a serem estudados nesta pesquisa são: buscar o perfil dos adolescentes que estão em conflito com a lei e entender o significado da inclusão social para as crianças e os adolescentes; compreender os aspectos da Bioética e seus riscos para o futuro da humanidade e propor mudanças no paradigma de entendimento da legislação que regula esta ciência e de sua responsabilidade na sociedade para não cair no preconceito, discriminação e racismo. A metodologia a ser percorrida é a das pesquisas bibliográfica e empírica aleatória, quantitativa e qualitativa. Os resultados obtidos apontam o entendimento da mudança de paradigma pela sociedade e a busca de regulamentação de normas jurídicas que atendam as crianças e aos adolescentes no que tange à vida digna.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) , desde que citada a fonte, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.