v. 3 n. 1 (2017): 3ª Edição

APRESENTAÇÃO:

Apresentamos ao público a terceira edição da Revista Eletrônica Saberes Docentes em Ação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED), através da Diretoria Geral de Ensino (DIGEN). Criada com o intuito de proporcionar aos professores, mais um espaço para socializar suas experiências exitosas em sala de aula, bem como suas produções e reflexões teóricas acerca do
processo de ensino e aprendizagem.
São apresentados 20 artigos que versam sobre experiências em sala de aula e aportes teóricos em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Arte, Tecnologia, Educação para a Sexualidade, Comunicação Social, Projeto Político Pedagógico, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão Social e o Plano Nacional de Educação.
Desejamos, à partir dos enfoques abordados, que esta edição possibilite amplas discussões acerca das melhorias no ensino e aprendizagem em sala de aula, e com isso aprimore a prática pedagógica dos professores.


Conselho Editorial da Revista Saberes Docentes em Ação – SEMED Maceió

 

Relação para site, v. 3, n. 1, 2017

PEDAGOGIA HOSPITALAR Presença do tema no Projeto Pedagógico de Pedagogia da UFAL
Isabel Ferreira FREITAS
Walter Matias LIMA
Páginas 1 – 19


A AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO

Akauê Basili Eliopoulous LIMA
Maria Dolores Fortes ALVES
Páginas 19 – 28


A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A ARTE DE ENSINAR E O FAZER COTIDIANO - ID
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Maria Aparecida Pereira VIANA
Páginas 28 – 48


AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO TRADICIONAL E INOVADOR PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA NI (1)
Cícero Ronyel de Araújo
Natércia de Andrade Lopes Neta
Páginas 48 – 68


DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO: uma questão ímpar no contexto histórico político-social
Venuzia Santos SILVA
Páginas 68 – 78


EFEITOS DA TELEVISÃO SOBRE O COMPORTAMENTO DA CRIANÇA DE 08 A 12 ANOS DE IDADE

Giselly da Silva TAVARES
Maria Amábia Viana GOMES
Páginas 78 – 92


EXPLORAÇÃO DE TABLETS POR CRIANÇAS DE 4 ANOS E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Cleriston Izidro dos ANJOS
Páginas 92 – 103


A EXPERIÊNCIA DA FILOSOFIA COM CRIANÇAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL: um convite à filosofia
Carla Patrícia da SILVA
Páginas 103 – 126


A ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO NO BRASIL

Rosilania MACEDO-SILVA
Josiete Gomes Ferreira da SILVA
Maria Rosiene Ferreira dos SANTOS
Páginas 126 – 133


INFÂNCIA E EXPERIÊNCIA: O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL?
Carla Patrícia SILVA
Walter Matias LIMA
Páginas 133 – 151


MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA: FOCO NAS TECNOLOGIAS DE LINGUAGENS AUDIOVISUAIS
Maria Amábia Viana GOMES
Páginas 151 – 165


REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Erica Bianco de Souza QUEIROZ
Páginas 165 – 175


RAÍZES E EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E JOVENS
Ana Cícera Casado CARNAÚBA
Páginas 175 – 188

Publicado: 2022-10-30

Edição completa