Sobre a Revista

Foco e Escopo

Em 2022 a Cadernos Cênicos- Revista de Teatro e outras artes passa a adotar o sistema de fluxo contínuo para submissão de trabalhos. Esse novo modelo segue uma tendência mundial e o grande benefício é a agilidade na publicação. Na prática isso significa que os artigos/resenhas/relatos de pesquisa serão avaliados e publicados à medida que forem chegando.

A revista faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas/NEPED/CNPq, vinculado ao curso Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem como objetivo fomentar a reflexão, produção e divulgação de práticas de pesquisa, extensão e criação artística de discentes dos cursos de teatro e outras artes (dança, música, cinema, artes plásticas, literatura).

Seu público alvo é: graduados(as) e graduandos(as) dos cursos de artes (licenciaturas, técnicos, bacharelados) e/ou trabalhos de pós-graduados(as)  que tenham produzido pesquisas em artes e letras durante a graduação.

Serão aceitos artigos, resenhas, críticas, relatos de pesquisa, relatos de projetos de extensão, entrevistas, desde que estejam de acordo com as normas de publicação e aprovados por nossos (as) pareceristas.

A Cadernos Cênicos também pode promover a publicação de dossiês que agrupem reflexões em torno de um mesmo tema.

Processo de Avaliação pelos Pares

As propostas serão consideradas para publicação se respeitadas as normas de publicação da revista. Os trabalhos serão enviados aos (às) pareceristas e membros do Conselho Editorial da Cadernos Cênicos, que aprovarão (com ou sem modificações) ou não os trabalhos, de acordo com a relevância, embasamento teórico, metodologia utilizada, objetividade.

Periodicidade

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política anti plágio

Os(as) editores(as) da revista submetem os trabalhos à programas anti-plágio, como o Copyspider.

NEPED (Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas)

O Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (NEPED) é um grupo de pesquisa formado em 2013  a partir de atividades coletivas realizadas entre professores(as)  e estudantes da Universidade Federal de Alagoas/Ufal .  Objetiva ser um espaço de discussão, reflexão e produção de estudos e pesquisas voltados para as manifestações da arte e conexões entre as diferentes expressões artísticas e dramáticas, especialmente o teatro, o cinema, a literatura, a dança.  O grupo acolhe pesquisadores(as) de diferentes perspectivas a fim de enriquecer o diálogo e a produção acadêmica na área. Para isso busca promover publicações científicas e desenvolver atividades como seminários, projetos, debates, contando com pesquisadores(as) de diversas áreas de pensamento.

Histórico do periódico

A revista acadêmica Cadernos Cênicos é uma publicação do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas/NEPED/CNPq, vinculado ao curso Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tem como objetivo fomentar a reflexão, produção e divulgação de práticas de pesquisa, extensão e criação artística de discentes dos cursos de teatro e outras artes (dança, música, cinema, artes visuais, literatura).