Por uma Educação Extracotidiana: propostas para a formação integral dos indivíduos a partir da experimentação artística

Autores

  • Daniel Rodas Ramalho UEPB

Resumo

Objetivamos refletir acerca do papel da Arte na formação integral dos indivíduos de modo a propor caminhos que possibilitem a integração entre teoria e prática no meio educacional. Justificamos nossa proposta por considerar que os processos de aprendizagem teatral contribuem para a formação humana integral, e buscamos responder à seguinte indagação: como promover esta formação libertadora, a partir da Arte? Inicialmente, discorremos acerca do conceito de Aprendizagem e das diferentes Tendências Pedagógicas, com base em Barba (1995), Libâneo (1990) e Holanda (2004). Desdobramos nossa reflexão estabelecendo um diálogo entre Arte e Educação, entrelaçando o conceito de professor-mediador proposto por Vygotsky com a concepção de mestre-guru do teatro oriental, apresentado por Barba (1995). Relacionamos o conceito de Extracotidiano (conforme Barba) à ideia de educação libertadora; e por fim, apresentamos uma série de Experimentos Poéticos – propostas de intervenção criativa no meio educacional – com o objetivo de desenvolver as potencialidades criativas e contribuir para metodologias que sejam facilitadoras de uma formação integral.

Biografia do Autor

Daniel Rodas Ramalho, UEPB

Graduando em Letras Português – Campus VI - Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – 58500000 – Monteiro – Paraíba – Brasil. E-mail: drodas917@gmail.com

Downloads

Publicado

16/12/2020

Como Citar

Ramalho, D. R. (2020). Por uma Educação Extracotidiana: propostas para a formação integral dos indivíduos a partir da experimentação artística. CADERNOS CÊNICOS, 2(3), 14. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/11576

Edição

Seção

Artigos