RELATO: AS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA E A SUA IMPORTÂNCIA NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Magda Campos Lima Ufal-Campus Sertão

Palabras clave:

Estágio em Geografia, Ensino, Prática docente.

Resumen

É através do Estágio Supervisionado que estudantes se aproximam da prática pedagógica cotidiana, dos métodos que devem ser trabalhados, dos conteúdos abordados em cada série ou ano e da forma avaliativa que se adéqua com a sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise da importância do Estágio para o graduando de licenciatura em Geografia, verificar a transição de uma turma do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio e refletir sobre as práticas metodológicas no ensino de Geografia, através de um relato. Desta maneira, temos como aporte teórico Couto e Antunes (1999), Castellar (1999), Callai (1999), Libâneo (2013) e Pimenta e Lima (2005). Desse modo, compreendemos que a aproximação com a realidade que o Estágio proporciona é importante para relacionar os saberes pedagógicos e os conceitos geográficos com a prática docente nos seus diversos aspectos. Concluímos que as práticas metodológicas usadas durante o Estágio proporcionaram de modo significativo aos alunos a aprendizagem dos conteúdos geográficos propostos durante as aulas.

 

 

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Publicado

2021-02-08