RELATO: AS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA E A SUA IMPORTÂNCIA NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Estágio em Geografia, Ensino, Prática docente.Resumo
É através do Estágio Supervisionado que estudantes se aproximam da prática pedagógica cotidiana, dos métodos que devem ser trabalhados, dos conteúdos abordados em cada série ou ano e da forma avaliativa que se adéqua com a sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise da importância do Estágio para o graduando de licenciatura em Geografia, verificar a transição de uma turma do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio e refletir sobre as práticas metodológicas no ensino de Geografia, através de um relato. Desta maneira, temos como aporte teórico Couto e Antunes (1999), Castellar (1999), Callai (1999), Libâneo (2013) e Pimenta e Lima (2005). Desse modo, compreendemos que a aproximação com a realidade que o Estágio proporciona é importante para relacionar os saberes pedagógicos e os conceitos geográficos com a prática docente nos seus diversos aspectos. Concluímos que as práticas metodológicas usadas durante o Estágio proporcionaram de modo significativo aos alunos a aprendizagem dos conteúdos geográficos propostos durante as aulas.
Downloads
Referências
CALLAI, H. C. Geografia no Ensino Médio. Revista Terra Livre, n.14, p.60-99, 1999.
CALLAI, H.C. A geografia escolar e os conteúdos da geografia. Revista Virtual de Geografia- Cultura y Educación, Bogotá, v. 1, p. 128-139,2011.
CASTELLAR, S. M. V. A superação dos Limites para uma Educação Geográfica Significativa: um estudo sobre a e na cidade. Revista Geográfica De América Central, vol.2. n. 47, p. 1-25, 2011.
CASTELLAR, S. M.V. A formação de professores e o ensino de geografia. Revista Terra Livre, n.14, p.51-59, 1999.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. 1.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.159 p.
COUTO, M. A. C; ANTUNES, C.F. A formação do professor e a relação escola básica universidade: um projeto de educação. Revista Terra Livre, n.14, p. 29-40, 1999.
SOUZA, V. C. Fundamentos teóricos, epistemológicos e didáticos no ensino da geografia: bases para formação do pensamento espacial crítico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan/jun. 2011.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 288 p.
MEDEIROS, P. C. Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia. Curitiba: IESDE, 2008.144 p.
PARAHYBA, B. V.; LEITE, A. P. Solos do Município de Mata Grande - Estado de Alagoas. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2007. 4 p.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p.5-24, 2005.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1991. p. 61-92.
SILVA, Â. C.; OLIC, N. B; LOZANO, R. Geografia Contextos e Redes. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2017. 264 p.