Sobre a Revista

A Revista Cadernos de Pedagogia é uma iniciativa do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões em Maceió/AL.  O objetivo  central deste periódico é o de publicar artigos, documentos, ensaios e dossiês sobre temas tragam à luz o debate educacional em todos os seus setores representados, bem como para a socialização do conhecimento produzido na área.  Tem como público-alvo pesquisadores, profissionais e estudantes da Educação. Somente serão aceitos para análise textos derivados de pesquisas empíricas ou teóricas realizadas por estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos desde que acompanhados da contribuição de seus orientadores, como coautores ou de pesquisadores com titulação mínima de Mestre em sua área do conhecimento.

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2025): Artigos de demanda contínua
					Visualizar v. 1 n. 1 (2025): Artigos de demanda contínua
Publicado: 2025-01-20

Apresentação

  • Primeiro número dos Cadernos Pedagógicos

    Paulo Gomes Lima, Ana Maria Vergne de Morais Oliveira, Evelyne Wagna Lucena Candeias
    p.1
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19106

Artigos

  • A formação do professor e a prática pedagógica para ensinar matemática no processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental

    Edlene Cavalcanti Santos
    p.2-9
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19107
  • A Lei Lucas – lei federal n. 13.722/2018 importância no cenário da educação básica no Brasil

    Beatriz Alves Torres, Sandra Regina Paz da Silva
    p.10-23
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19109
  • O pedagogo entre competências para a formação integral versus para o mercado laboral

    Paulo Gomes Lima, Meira Chaves Pereira
    p.24-41
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19112
  • Formação de professores à luz da dialética do esclarecimento subsídios para refletir a Resolução CNE/CP n° 02/2019

    Amanda Regina Martins Dias
    p.42-60
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19113
  • As concepções de profissionais de escolas municipais de Maceió sobre os dispositivos de accountability vinculados à avaliação

    Edva Emanuelle Gomes da Silva, Givanildo da Silva
    p.61-78
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19118
  • O papel das práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

    Aleine Pereira da Silva , Maria Joseane Cavalcante Joaquim , Suzana Maria Barrios Luis
    p.79-97
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19121

Relatos de Experiências

  • O estudo como formação humana é ato de liberdade

    Fernanda Ferreira Cardoso, Sandra Regina Paz da Silva, Ciro Bezerra
    p.98-116
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i1.19115
Ver Todas as Edições