Sobre a Revista

A Revista Cadernos de Pedagogia é uma iniciativa do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões em Maceió/AL. O objetivo central deste periódico é o de publicar artigos, documentos, ensaios e dossiês sobre temas tragam à luz o debate educacional em todos os seus setores representados, bem como para a socialização do conhecimento produzido na área. Tem como público-alvo pesquisadores, profissionais e estudantes da Educação. Somente serão aceitos para análise textos derivados de pesquisas empíricas ou teóricas realizadas por estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos desde que acompanhados da contribuição de seus orientadores, como coautores ou de pesquisadores com titulação mínima de Mestre em sua área do conhecimento.

Edição Atual

v. 1 n. 2 (2025): Dossiê Temático: Monitoramento e avaliação de Planos Municipais de Educação
					Visualizar v. 1 n. 2 (2025): Dossiê Temático: Monitoramento e avaliação de Planos Municipais de Educação
Publicado: 2025-07-02

Editorial

  • Qualidade da educação no Brasil: em busca da justiça social

    Paulo Gomes Lima, Ana Maria Vergne de Morais Oliveira, Evelyne Wagna Lucena Candeias
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19602

Dossiê Temático

  • Monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação no município de Itu– SP

    Amanda Regina Martins Dias, Thiago de Melo Martins
    p.3-12
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19530
  • Percepções acerca do monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de Itapetininga – SP

    Daniele Xavier Ferreira Giordano, Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro
    p. 13-31
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19531
  • Processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação em Sorocaba/SP

    Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, Paulo Gomes Lima
    p. 32-49
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19532
  • Monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Piedade/SP

    Petula Ramanauskas Santorum e Silva
    p. 50-71
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19534
  • Processo de monitoramento e avaliação dos Plano Municipal de Educação de São Roque – SP

    Viviane da Silva Silveira
    p.72-90
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19535

Artigos

  • Educação ao longo da vida, inclusão social e sustentabilidade na escola brasileira

    Paulo Gomes Lima, Meira Chaves Pereira
    p. 91-105
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19540
  • Considerações acerca da natureza da matemática para as práticas do professor na Educação Básica

    Andressa Abreu da Silva, Eliana Maria do Sacramento Soares
    p.106-121
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19266
  • A importância do conselho escolar para o fortalecimento da gestão democrática na escola pública o que apresentam as pesquisas do PPGE/CEDU/UFAL?

    Jadielma Gonçalves da Silva, Francisca de Paula da Conceição dos Santos, Tiago Leandro da Cruz Neto
    p. 122-133
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19780
  • Por um método “didáticocriativo” possíveis pedagogias que dançam

    Jeronimo do Nascimento Silva
    p. 134-144
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19510
  • Os campos de saberes da fonoaudiologia possibilidades para o mercado laboral

    Paulo Victor Shinkarenko Lima
    p.145-177
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19598

Relatos de Experiências

  • Experiência formadora e a “Pesquisa Autobiográfica”: como compreendo a minha própria história

    Tatiana Schiavon de Camargo
    p.178-190
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19229
  • “Tia, lê essa historinha para mim?” a contação de histórias como instrumento para promover o letramento literário na educação infantil

    Ana Lucia do Carmo Narciso, Ana Luiza Vieira Narciso, Luciana do Carmo Narciso, Elizete Oliveira de Andrade
    p.191-204
    DOI: https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19808
Ver Todas as Edições