Formação de professores à luz da dialética do esclarecimento

subsídios para refletir a Resolução CNE/CP n° 02/2019

Autores

Palavras-chave:

: Dialética do esclarecimento, Formação de professores, Brasil, Políticas educacionais

Resumo

Uma política pública articuladora e dialógica requer transparência, participação ativa, diálogo e escuta ativa, de maneira que ao longo desta pesquisa analisaremos pressupostos necessários à formação de professores que devem ser objetos da agenda do legislador, à luz do Adorno e Horkheimer. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e cunho reflexivo. Numa perspectiva adorniana de formação docente, a reflexão crítica sobre a sociedade manifesta uma resistência à dominação e à perda da singularidade e expressa uma ruptura com os laços mentais e afetivos intencionalmente veiculados pela mídia que aprisionam a autonomia no exercício da vontade própria e incorporados em agendas governamentais e de Estado.

Biografia do Autor

Amanda Regina Martins Dias, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação pela UFSCar- Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Diretora de Escola de Educação Infantil na Secretaria de Educação de Sorocaba-SP.

Referências

Adorno, T. W. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

Adorno, T. W. Notas Marginais sobre Teoria e Práxis. In: ADORNO, T. W. Palavras e Sinais: modelos críticos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Adorno, T. W.; Horkheimer, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1985.

Barbosa, R. P. Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas. Conjectura: filos. e Educ., Caxias do Sul , v. 24, e019036, 2019 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100025&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 11 out. 2022.

Brasil. Ministério da Educação.Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1359 51-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 01 set. 2020.

Campos, Í.M. Uma Análise do Capítulo “O Conceito de Esclarecimento” Da Dialética do Esclarecimento de Adorno E Horkheimer. Sapere Aude, v. 12, n. 23, p. 293-301, 9 jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2021v12n23p293-301. Acesso em: 07 nov de 2022.

De Souza Janerine, A.; De Quadros, A. L. A formação de professores. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 1, 18 jun. 2018. Disponível em :https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7655. Acesso em: 24 out. 2022.

Freitas, N. A. O.; Campos, L. M. L. C. Formação de Professores: esclarecimento e autorreflexão para uma educação emancipatória com base em Theodor Adorno. Educação: Teoria e Prática, v.31, n. 64, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/14381 Acesso em 20 de out. 2022.

Gur-Ze’ev, I. A Formação (Bildung) e a Teoria Crítica Diante da Educação Pós-Moderna. In: PUCCI, B.; ALMEIDA, J. de; LATÓRIA, L. A. C. N. (org.). Experiência Formativa e Emancipação. São Paulo: Nankin, 2009.

Libâneo, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação & Realidade [online]. 2015, v. 40, n. 2, pp. 629-650. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623646132. Acessado em: 24 Out. 2022

Mashiba, G. C. X.; Gasparin, J. L. Formação de professores: para além do pensamento tutelado. In: XI Congresso Nacional De Educação, Educere. 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/10152_5965.pdf Acesso em: 12 out. 2022.

Palumbo, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: Política de capacitação dos profissionais da educação. Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1989. p. 35-61. (Original: PALUMBO, Dennis J. Public Policy in América–Government in Action.2. ed.Tradução: Adriana Farah. Harcourt Brace & Company, 1994).

Pereira, M. C. A Educação Infantil e Formação de Professores: Uma Reflexão Acerca dos Saberes Docentes. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.4, n.3, set.- dez. 2018, p.240-250. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6788954.pdf. Acesso em: 07 nov de 2022

Pucci, B. Teoria Crítica e Educação. In: PUCCI, B. (org.). Teoria Crítica e Educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFISCAR, 1994.

Pucci, B. Teoria crítica e educação: contribuições da teoria crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, v. 8, 2001. Disponível em: http://www.unimep.br/~bpucci/teoria-critica-e-educacao.pdf Acesso em: 13 out. 2022.

Pucci, B. Teoria crítica e educação: contribuições da teoria crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, v. 8, 2001. Disponível em: http://www.unimep.br/~bpucci/teoria-critica-e-educacao.pdf Acesso em: 12 out. 2022.

Pucci, B.; Ramos-De-Oliveira, N. O enfraquecimento da experiência na sala de aula. Pro-Posições, Campinas, v. 18, n. 1, p. 41-50, jan./abr. 2007

Stefanuto, J.; Bueno, S. Contradições do progresso e ambiguidades da educação: uma discussão a partir da obra Dialética do esclarecimento. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul.2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/conjectura/v22n3/2178-4612-conjectura-22-03-500.pdf . Acesso em: 10 out. 2022.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

Dias, A. R. M. (2025). Formação de professores à luz da dialética do esclarecimento: subsídios para refletir a Resolução CNE/CP n° 02/2019. CADERNOS PEDAGÓGICOS, 1(1), p.42–60. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cadpedagogia/article/view/19113