A formação do professor e a prática pedagógica para ensinar matemática no processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática pedagógica, Ensino de Matemática

Resumo

O artigo discute o papel do pedagogo quanto ao ensino de Matemática no processo de transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e os conflitos enfrentados por esse profissional no processo de ensino aprendizagem, bem como a reflexão sobre as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos utilizados à inserção e construção do conhecimento matemático pelos discentes. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, respaldado em documentos e revisão bibliográfica. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Onélia Campelo, localizada no bairro Santos Dumont em Maceió – Al, em Maceió – Al. Este trabalho possibilitou observar a existência de dificuldades no diálogo entre os educadores do Ensino Fundamental quanto ao ensino de matemática, associado ao exíguo tempo reservado para isso e à expectativas de estudantes e comunidade quanto ao tema. 

Biografia do Autor

Edlene Cavalcanti Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

O artigo discute o papel do pedagogo quanto ao ensino de Matemática no processo de transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e os conflitos enfrentados por esse profissional no processo de ensino aprendizagem, bem como a reflexão sobre as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos utilizados à inserção e construção do conhecimento matemático pelos discentes. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, respaldado em documentos e revisão bibliográfica. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Onélia Campelo, localizada no bairro Santos Dumont em Maceió – Al, em Maceió – Al. Este trabalho possibilitou observar a existência de dificuldades no diálogo entre os educadores do Ensino Fundamental quanto ao ensino de matemática, associado ao exíguo tempo reservado para isso e à expectativas de estudantes e comunidade quanto ao tema. 

Referências

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Santos, E. C. (2025). A formação do professor e a prática pedagógica para ensinar matemática no processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. CADERNOS PEDAGÓGICOS, 1(1), p.2–9. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cadpedagogia/article/view/19107