A formação do professor e a prática pedagógica para ensinar matemática no processo de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
Formação de professores, Prática pedagógica, Ensino de MatemáticaResumo
O artigo discute o papel do pedagogo quanto ao ensino de Matemática no processo de transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e os conflitos enfrentados por esse profissional no processo de ensino aprendizagem, bem como a reflexão sobre as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos utilizados à inserção e construção do conhecimento matemático pelos discentes. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, respaldado em documentos e revisão bibliográfica. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Onélia Campelo, localizada no bairro Santos Dumont em Maceió – Al, em Maceió – Al. Este trabalho possibilitou observar a existência de dificuldades no diálogo entre os educadores do Ensino Fundamental quanto ao ensino de matemática, associado ao exíguo tempo reservado para isso e à expectativas de estudantes e comunidade quanto ao tema.
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