A representatividade dos estudos métricos no GT 7 do Enancib

uma análise a partir dos elementos paratextuais

Autores

  • Wellington da Silva Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Tereza Ludimila de Castro Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Marynice de Medeiros Matos Autran Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Nas últimas décadas, a Ciência da Informação tem assistido mudanças significativas em relação às influências que as tecnologias proporcionam nos meios de comunicação e disseminação da informação, por meio de sistemas automatizados. Enfatiza-se que esse paradigma foi inserido e incorporado a estudos em diferentes áreas, sobretudo na Bibliometria, que se encarrega de mensurar o impacto ou a identificação e a análise da produção científica. Assim, o objetivo foi analisar a produção científica dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), Grupo de Trabalho 7 (GT 7), no período de 2014 a 2019, enfocando os estudos com a temática Bibliometria. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e, quanto aos objetivos, descritiva. Analisaram-se os títulos, os resumos e as palavras-chave das comunicações apresentadas. Os dados demonstraram que a abordagem dos estudos bibliométricos nos títulos, ainda é muito pequena, revelando que poucos pesquisadores estão enfatizando esse indicador, por outro lado, nas palavras-chave e, sobretudo, nos resumos, observa-se um número significativo. Conclui-se que há necessidade de ressaltar o termo “bibliometria” e seus derivados nas partes significativas (títulos, resumos, palavras-chave) para proporcionar maior visibilidade aos estudos métricos na Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Tereza Ludimila de Castro Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Marynice de Medeiros Matos Autran, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitai. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Gomes, W. da S. ., Cardoso, T. L. de C., & Autran, M. de M. M. (2023). A representatividade dos estudos métricos no GT 7 do Enancib : uma análise a partir dos elementos paratextuais. Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–15. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13201

Edição

Seção

Artigos | Articles