A representatividade dos estudos métricos no GT 7 do Enancib
uma análise a partir dos elementos paratextuais
Resumo
Nas últimas décadas, a Ciência da Informação tem assistido mudanças significativas em relação às influências que as tecnologias proporcionam nos meios de comunicação e disseminação da informação, por meio de sistemas automatizados. Enfatiza-se que esse paradigma foi inserido e incorporado a estudos em diferentes áreas, sobretudo na Bibliometria, que se encarrega de mensurar o impacto ou a identificação e a análise da produção científica. Assim, o objetivo foi analisar a produção científica dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), Grupo de Trabalho 7 (GT 7), no período de 2014 a 2019, enfocando os estudos com a temática Bibliometria. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e, quanto aos objetivos, descritiva. Analisaram-se os títulos, os resumos e as palavras-chave das comunicações apresentadas. Os dados demonstraram que a abordagem dos estudos bibliométricos nos títulos, ainda é muito pequena, revelando que poucos pesquisadores estão enfatizando esse indicador, por outro lado, nas palavras-chave e, sobretudo, nos resumos, observa-se um número significativo. Conclui-se que há necessidade de ressaltar o termo “bibliometria” e seus derivados nas partes significativas (títulos, resumos, palavras-chave) para proporcionar maior visibilidade aos estudos métricos na Ciência da Informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.