A representatividade dos estudos métricos no GT 7 do Enancib

uma análise a partir dos elementos paratextuais

Autori

  • Wellington da Silva Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Tereza Ludimila de Castro Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Marynice de Medeiros Matos Autran Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y91-15

Abstract

Nas últimas décadas, a Ciência da Informação tem assistido mudanças significativas em relação às influências que as tecnologias proporcionam nos meios de comunicação e disseminação da informação, por meio de sistemas automatizados. Enfatiza-se que esse paradigma foi inserido e incorporado a estudos em diferentes áreas, sobretudo na Bibliometria, que se encarrega de mensurar o impacto ou a identificação e a análise da produção científica. Assim, o objetivo foi analisar a produção científica dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), Grupo de Trabalho 7 (GT 7), no período de 2014 a 2019, enfocando os estudos com a temática Bibliometria. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e, quanto aos objetivos, descritiva. Analisaram-se os títulos, os resumos e as palavras-chave das comunicações apresentadas. Os dados demonstraram que a abordagem dos estudos bibliométricos nos títulos, ainda é muito pequena, revelando que poucos pesquisadores estão enfatizando esse indicador, por outro lado, nas palavras-chave e, sobretudo, nos resumos, observa-se um número significativo. Conclui-se que há necessidade de ressaltar o termo “bibliometria” e seus derivados nas partes significativas (títulos, resumos, palavras-chave) para proporcionar maior visibilidade aos estudos métricos na Ciência da Informação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Wellington da Silva Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Tereza Ludimila de Castro Cardoso, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Marynice de Medeiros Matos Autran, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitai. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Pubblicato

2023-04-01

Come citare

Gomes, W. da S. ., Cardoso, T. L. de C., & Autran, M. de M. M. (2023). A representatividade dos estudos métricos no GT 7 do Enancib : uma análise a partir dos elementos paratextuais. Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–15. https://doi.org/10.28998/cirev.%y91-15

Fascicolo

Sezione

Artigos | Articles