Práticas informacionais do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Nordeste

investigando as percepções dos participantes no contexto da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e14455%20

Palavras-chave:

práticas informacionais, gestão democrática, Programa Dinheiro Direto na Escola, Covid-19

Resumo

A presente pesquisa visou investigar a apropriação das informações pelos participantes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no contexto da pandemia da Covid-19 a partir das práticas informacionais utilizadas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Nordeste (CECAMPE Nordeste). O objeto de estudo desse trabalho enfoca a prática informacional relacionada a um fenômeno político pedagógico. Para isso, foram analisados dados estruturados, disponibilizados pelo CECAMPE Nordeste, a respeito dos perfis dos participantes e da estratificação de dúvidas referentes aos Webinários de formação de gestores de escolas públicas da região Nordeste. A metodologia da pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com pesquisa documental, e a abordagem do problema, quali-quantitativa. A investigação da pesquisa deu-se por meio de gráficos e tabelas. Como resultado, a pesquisa mostrou o desenvolvimento das práticas informacionais em relação à apropriação das informações pelos participantes do PDDE. As conclusões apontam que os participantes, embora se apropriem das informações fornecidas pelo CECAMPE Nordeste, permanecem com dúvidas específicas, e, devido ao contexto da situação de calamidade provocada pela pandemia da Covid-19, percebeu-se uma grande busca por informações referentes ao PDDE Emergencial.

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Biografia do Autor

Kelly de Lima Costa, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes. Analista Legislativa na especialidade de Arquivologia da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Organization & Management pela Central Connecticut State University. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

01/31/2024

Como Citar

Costa, K. de L., & Ataíde Dias, G. (2024). Práticas informacionais do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Nordeste: investigando as percepções dos participantes no contexto da pandemia da Covid-19. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e14455 . https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e14455

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