O desafio do exercício arquivístico em instituição de comunicação

um estudo de caso na TV Tambaú

Autores

  • Bianca de Sousa Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Manuela Eugênio Maia Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) http://orcid.org/0000-0003-4000-4244

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10j

Palavras-chave:

emissora de televisão, papel do arquivista, TV Tambaú

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar os desafios e as possibilidades do fazer arquivístico na emissora de televisão, TV Tambaú (João Pessoa – Paraíba). Para isso, foi necessário identificar o papel do arquivista, delineando suas perspectivas e problemáticas, por meio da observação direta e da análise de três dos seus arquivos: gestão de pessoas, de compras e de fitas videomagnéticas. A pesquisa possui caráter exploratório, envolvendo levantamentos bibliográficos e documentais, coletando os dados também por meio de observação direta e entrevista não-estruturada, direcionadas aos seus respectivos responsáveis; descritivo, relatando as características referentes ao objeto deste trabalho, além do uso da abordagem e da análise qualitativas. Acerca dos resultados obtidos, recomenda-se a implantação da gestão documental, aplicação de técnicas de conservação e preservação física e digital, padronização nos métodos de ordenação, digitalização, constituição de arquivos setoriais, armazenamento e acondicionamento, em prol de obter controle informacional, acesso e uso dos seus usuários. Conclui que o arquivista, além de proporcionar a organização e a gestão dos variados tipos documentais, influencia diretamente no poder decisório organizacional e acesso à informação, tanto para os usuários internos como para os externos.

Biografia do Autor

Bianca de Sousa Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Manuela Eugênio Maia, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), mestra em Educação (2004), graduada em Biblioteconomia (2006) e Pedagogia (1999) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Downloads

Publicado

10/08/2023

Como Citar

Silva, B. de S. ., & Maia, M. E. (2023). O desafio do exercício arquivístico em instituição de comunicação: um estudo de caso na TV Tambaú. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–17. https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10j

Edição

Seção

Artigos | Articles