Atenção Online de Artigos do Portal Periódicos UFMG: análise dos dados do Facebook

Ronaldo Ferreira de Araujo, Tiago Rodrigo Marçal Murakami, Sergio Dias Cirino, Carla Cristina Vieira de Oliveira

Resumo


Discorre sobre o portal de periódicos da Universidade Federal de Minas Gerais como uma das ações da política de periódicos desta instituição e apresenta alguns de seus resultados de ação. Como parte das ações de desenvolvimento do portal a com vistas a reflexão sobre dados de interação do Facebook como indicativo de atenção online e métricas alternativas da produção científica, a presente pesquisa analisa por meio de um estudo empírico de caráter exploratório o impacto social de artigos de revistas científicas do Portal Periódicos UFMG segundo seus dados de curtidas, compartilhamentos e comentários. Foram analisados 46 periódicos do portal com publicação no período de 2010 a 2017, os quais forneceram 6.437 artigos e somaram um total de 11265 interações na rede social. A atenção online é caracterizada segundo sua distribuição por faixa de interação, área de conhecimento, período e analisada pelo desempenho de revistas e artigos.


Palavras-chave


Altmetria; Atenção online; Facebook; Portal Periódicos UFMG.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21452/23580763.2018.5ne.25-36



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.