Estudo bibliométrico da produção científica dos docentes do Departamento de Física da UFMG entre 2012 e 2016

Carlos Basílio Pinheiro, Gabriela Silva Caetano, Bruno Fernandes Magalhães de Oliveira

Resumo


Estudo bibliométrico de caráter descritivo aplicado à produção científica do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de acordo com as seguintes unidades de análise: autores, publicações, periódicos de publicação (e seus indicadores de impacto), citações, colaboração, tempo de UFMG dos docentes e de obtenção de doutorado, dentre outras. Os dados, cobrindo os anos 2012 a 2016, foram coletados na base de dados Scopus e nas plataformas Somos UFMG, Lattes e SCImago Journal & Country Rank (SJR). Buscou-se responder a seguinte pergunta: quais das unidades de análise, e em quais situações, parecem interferir mais fortemente na produção científica em termos de quantidade de artigos produzidos e citações recebidas? As análises empreendidas sugeriram, entre outros: queda consistente da produção nos anos investigados, concentração da produção em grupo pequeno de docentes, correlação entre idade/tempo de doutorado e produtividade; correlação inversa entre produtividade e número total de citações, e correlação inversa entre produtividade e tempo de permanência na UFMG.

Palavras-chave


Bibliometria. Produção Científica. Física. ICEx. UFMG.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2b



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.