Ações e políticas de representatividade de gênero

pesquisa no portal eletrônico de uma universidade pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16809

Palavras-chave:

políticas, gênero, ensino superior, acesso à informação, portal eletrônico

Resumo

As universidades públicas brasileiras, como espaços potentes para a redução das desigualdades de gênero, utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação para facilitar a comunicação com a sociedade, sendo os portais eletrônicos uma das estratégias de acesso à informação. Diante disso, apresenta-se como questão problema se o portal eletrônico de uma universidade pública brasileira possibilita para os cidadãos o acesso à informação sobre as ações e políticas da instituição em rela-ção à representatividade de gênero? Para responder, realizamos um estudo de caso por meio da pesquisa documental realizada no portal eletrônico de uma universidade pública brasileira da região Centro-Oeste, durante o segundo semestre de 2022. Mediante literatura cinzenta no site dessa instituição, a fim de mapear e analisar informações sobre ações e políticas relacionadas à questão de gênero. Neste estudo foram identificados desafios em relação ao acesso às informações disponíveis no portal eletrônico, bem como a necessidade de amadurecer as políticas institucionalizadas e destacar as ações desenvolvidas na universidade em prol de mudanças na agenda de gênero.

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Biografia do Autor

Leihge Roselle Rondon Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Psicologia Hospitalar e em Psicologia da Saúde pelo Conselho Federal de Psicologia, e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Psicóloga no cargo de Técnico Administrativo Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso.

Eunice Pereira dos Santos Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Mestra em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, e Graduada em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professora do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

 Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.  Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso. 

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Publicado

12/25/2024

Como Citar

Pereira, L. R. R., Nunes, E. P. dos S., & Maciel, C. (2024). Ações e políticas de representatividade de gênero: pesquisa no portal eletrônico de uma universidade pública brasileira. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e16809. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16809

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