O papel do bibliotecário escolar no desenvolvimento de habilidades informacionais

um estudo na rede estadual de ensino em Manaus-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18587

Palavras-chave:

biblioteca escolar, competência em informação, bibliotecário, habilidade em informação, pesquisa escolar

Resumo

Apresenta um estudo sobre a biblioteca escolar e o seu papel no desenvolvimento de competência em informação, por meio da participação ativa do bibliotecário escolar em escolas da rede estadual de ensino localizadas na cidade de Manaus no Amazonas. Este artigo tem como objetivo analisar se as atividades desempenhadas pelos bibliotecários nas bibliotecas escolares contribuem para o desenvolvimento de competência em informação, junto aos alunos do ensino fundamental. A metodologia consolidou-se em uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário online coletando informações relacionadas às práticas desenvolvidas pelos bibliotecários escolares em relação às habilidades informacionais de seus usuários. Os resultados apontam que que não há uma metodologia de trabalho estabelecida entre bibliotecários, professores e gestores. Conclui-se que para a biblioteca escolar esteja presente de forma ativa no contexto educacional, deve-se enfatizar o papel do bibliotecário nesse processo, como mediador entre a informação e o usuário, contribuindo, dessa forma, para a formação e o desenvolvimento da competência em informação.

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Biografia do Autor

Amanda de Queiroz Bessa, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

Mateus Rebouças do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas.

Tatiana Brandão Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestra em Ciências da Comunicação e Especialista em Monitoramento e Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Associada do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

12/26/2024

Como Citar

Bessa, A. de Q., Nascimento, M. R. do, & Fernandes, T. B. (2024). O papel do bibliotecário escolar no desenvolvimento de habilidades informacionais: um estudo na rede estadual de ensino em Manaus-AM. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e18587. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18587

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