A Implantação do Programa Telessaúde na Atenção Básica da Segunda Macrorregião de Alagoas

Thais da Costa Oliveira, Maria Lucélia da Hora Sales, Francisca Rosaline Leite Mota, Cristiane Maria Alves Martins, Eraldo Alves da Silva Neto

Resumo


Telessaúde é o uso das modernas tecnologias da informação e comunicação para atividades à distância relacionadas à saúde em seus diversos níveis (primário secundário e terciário). Este estudo se propôs a avaliar a implantação do programa Telessaúde na atenção básica da segunda macrorregião de Alagoas. Os indicadores de estrutura e processo foram utilizados para descrever o programa e seu nível de implantação. Para tabular e processar os dados foram utilizados os programas Microsoft Office Excel 2010. Os resultados evidenciaram o nível de implantação do programa e as ações que vem sendo desenvolvidas na segunda macrorregião de Alagoas. Assim, verificou-se que o Programa Telessaúde ainda é incipiente em Alagoas, dado o relativo pouco tempo da implantação, com distribuição e acesso desigual na segunda macrorregião, o que requer maiores esforços para fortalecer a iniciativa ao evidenciar os pontos críticos e dificuldades no processo de implantação/implementação do Telessaúde.


Palavras-chave


Telessaúde. Gestão em saúde. Programas e projetos de saúde

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.