Informação e ensino: uma inter-relação possível

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y769-84

Palabras clave:

Ciências da Informação 1, Geografia 2, Professor 3

Resumen

A discussão envolvendo a produção e transformação da informação no ambiente escolar possibilita contribuir com a Ciência da Informação no fortalecimento à multidisciplinaridade entre as ciências. Destarte, este texto respalda a formação do aluno, usuário da informação, a partir da mediação desenvolvida pelas professoras colaboradoras da pesquisa, no sentido de contribuir para o ensino-aprendizado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a mediação da informação no ambiente escolar para formação do conhecimento do usuário crítico e atuante na sociedade. Os resultados, obtidos por meio da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários, demonstra a importância da informação no ensino de Geografia e perpassa, ainda, pelo papel do professor como mediador na formação do conhecimento do aluno. A partir destes dados, conclui-se a importância de discutir, de forma interdisciplinar e social, a Ciência da Informação no âmbito do ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcela Arantes Ribeiro, Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutoranda em Ciências da Informação na UNESP.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia com intercâmbio na UFSC e UFPR (2010). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Especialista  em  Ciências  Sociais  (2007); Arte, Educação e Saúde (1012); Educação Especial e Inclusiva (2014); Planejamento Estratégico na Gestão Pública (2018); e Especialista em Gestão na Educação à Distância (2019). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais  da Universidade Federal de Rondônia (Nível Superior). Experiência na gestão pedagógica do Ensino Superior com os Programas de fomento a graduação e com políticas públicas para o ingresso discente. Além da experiência como: Pesquisadora PIBIC com sub-projeto na área de Educação e Cultura; Pesquisa em Centros de Documentação Histórica/RO; Professora de Geografia e Artes para alunos  do ensino fundamental e médio, bem como professora   para alunos especiais.

Maria Helena Pereira dos Santos, Graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto.

Professora das séries iniciais do ensino básico. Pedagoga com habilitação para o magistério na educação infantil e nos anos indiciais do ensino fundamental. mariahelenas36@hotmail.com

Publicado

2020-09-03

Cómo citar

Ribeiro, M. A., & Santos, M. H. P. dos. (2020). Informação e ensino: uma inter-relação possível. Ciência Da Informação Em Revista, 7(2), 69–84. https://doi.org/10.28998/cirev.%y769-84

Número

Sección

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artículos similares

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.