A Edição de Artigos Científicos na Divisão de Periódicos do CEGRAF/UFG: conceito, processo e gerenciamento

Janaynne Carvalho do Amaral

Resumo


Este trabalho apresenta o conceito de revisão, o processo de edição de texto e as estratégias de gerenciamento das propostas de correção, adotados e criados pela Divisão de Periódicos do Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás (CEGRAF/UFG). Fundada em 2015 e composta apenas por bolsistas, a divisão é responsável pela revisão de textos, normalização, tradução e diagramação dos periódicos da UFG subsidiados pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC/UFG). A metodologia usada consistiu no acesso e consulta aos protocolos e documentos da Divisão de Periódicos publicados na página do CEGRAF/UFG. Concluiu-se que, embora o conceito de edição de texto da divisão seja o mesmo desde a sua criação, os processos de revisão e as estratégias de gerenciamento das propostas de revisão estão em constante transformação. Nesse sentido, o sucesso de implementação de cada procedimento depende da qualidade da comunicação entre editores de textos, editores dos periódicos e autores, bem como de uma melhor divulgação dos protocolos da divisão.


Palavras-chave


Edição de texto; Artigo científico; Divisão de Periódicos da UFG

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21452/23580763.2018.5ne.1-12



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.