Pensamento analítico na gestão de periódicos científicos: o Google Analytics como ferramenta para análises orientadas por dados

Autores

  • Kamilla Pereira Silva Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-3911-8300
  • Letícia Gomes dos Santos Faculdade Integrada de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e17167

Palavras-chave:

pensamento analítico, análise de dados, Open Journal System, gestão de Periódicos, Google Analytics

Resumo

O artigo discute como o pensamento analítico de dados pode ser aplicado na gestão de periódicos científicos digitais a partir de relatórios e métricas disponíveis no Google Analytics. Tem por objetivos específicos: a) identificar as principais métricas utilizadas nas análises de relatórios do Google Analytics a partir de um periódico digital hospedado no software Open Journal Systems; b) Apontar como essas métricas auxiliam na tomada de decisões estratégicas no contexto científico e,; c) Propor boas práticas para a dinamizar a gestão de revistas e portais de periódicos a partir do pensamento analítico de dados. A pesquisa é de natureza aplicada, bibliográfica e descritiva, visando explanar as 9 métricas divididas em 4 grupos de relatórios gerados pelo Google Analytics e relacionados a eventos gerados por usuários que acessam o OJS. Resulta no detalhamento desse conjunto de relatórios, indicando funcionalidade e boas práticas inerentes ao acesso do site, comportamento dos visitantes e conversões. Espera-se que equipes editoriais realizem continuamente análises inteligentes das métricas disponíveis, propondo melhorias e mudanças necessárias a partir do pensamento analítico e da análise de dados com auxílio das tecnologias disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamilla Pereira Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Marketing Digital pela MUST University, Estados Unidos da América, Especialista em Marketing Digital pela Metropolitan Educação, e Graduadao em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Amazonas.

Letícia Gomes dos Santos, Faculdade Integrada de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da Faculdade Integrada de Santa Maria.

Referências

AMBROSIO, L. C. Biblioteconomia de dados: perspectivas da atuação bibliotecária na ciência de dados. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/19456/1/LCAmbrosio.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

AVIS, M. C. Marketing digital baseado em dados: Métricas e performance. Intersaberes, 2021.

BATISTA, G. T. Abrangência geográfica de periódicos científicos. Revista Ambiente e Água, [S. l], v. 2, n. 3, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Getulio-Batista/publication/26490938_Abrangencia_geografica_de_periodicos_cientificos/links/02e7e51a3a92b6197d000000/Abrangencia-geografica-de-periodicos-cientificos.pdf?_sg%5B0%5D=started_experiment_milestone&origin=journalDetail. Acesso em: 10 nov. 2023.

BEGAULT, B. O periódico científico, um papel para a mediação de informação entre pesquisadores: Qual seu futuro no ambiente digital? Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 284-337, 2009. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/796. Acesso em: 7 dez. 2023.

BRITO, R. F. D. et al. Guia do usuário OJS: versão 3. Brasília: Ibict, 2018. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/docs/tutorial/ojs3-autores.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

BOTELHO, F. R.; RAZZOLINI FILHO, E. Conceituando o termo business intelligence: origem e principais objetivos. International Institute of Informatics and Cybernetics, [S.l], v. 11, n. 1, p. 55-60, 2014. Disponível em: https://www.iiisci.org/journal/PDV/risci/pdfs/CB793JN14.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

CARAVEO, A. V.; URBANO, C. Analítica web en revistas académicas de acceso abierto: Justificación, planificación y aplicaciones. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, Barcelona, v. 45, 2020. Disponível em: https://bid.ub.edu/es/45/vitela.htm. Acesso em: 22 dez. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOWARD, C. Você Deve Testar!: Otimização de Conversão Para Mais Leads, Vendas e Lucro, ou a Arte e a Ciência da Otimização de Websites. Novatec editora, 2016.

MARICATO, J. M.; FERNANDES, D. B. Monitoramento de revistas científicas na web com a ferramenta Google Analytics: reflexões da Revista Comunicação & Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Santa Catarina, v. 42, p. 63-78, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14738258006.pdf. Acesso em: 13 dez. 2023.

MENEZES, A. H. N. et al. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina: Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2019. p. 1-84. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/noticias/univasf-publica-livro-digital-sobre-metodologia-cientifica-voltada-para-educacao-a-distancia/livro-de-metodologia-cientifica.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.

MORAES, L. L.; KAFURE, I. Bibliometria e ciência de dados: um exemplo de busca e análise de dados da Web of Science (WoS). Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, São Paulo, v. 18, p. e020016, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8658521. Acesso em: 21 dez. 2023.

MORETTIN, P. A.; SINGER, J. M. Introdução à Ciência de Dados: fundamentos e Aplicações. São Paulo: USP, 2020. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~jmsinger/MAE0217/cdados2020mai14.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

NASCIMENTO, R. Marketing na era dos dados: o fim do achismo. São Paulo: Editora Évora, 2019.

PEÇANHA, V. Obrigado pelo Marketing. São Paulo: Saraiva, 2017.

PKP. Open Journal Systems 3. 2021. Disponível em: https://docs.pkp.sfu.ca/#appojs3. Acesso em: 15 dez. 2023.

PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data Science para Negócios: o que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. [S.l]: Alta Books, 2016.

SERRADAS, A.; SANTOS, P. R. D.; SOARES, S. D. B. C. Guia do usuário do OJS 3. Brasília: Ibict, 2018. Disponível em: https://labcotec.ibict.br/omp/index.php/edcotec/catalog/book/57. Acesso em: 13 dez. 2023.

SILVA, F. C. C. Gestão de dados científicos. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2019.

SILVEIRA, L. D.; SANTOS, G. C.; BUENO, C. O. D. M. Dez boas práticas para portais de periódicos. Bu Publicações: Edições do Bosque, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/208697/Capitulo%206.pdf?sequence=3. Acesso em: 20 dez. 2023.

SHINTAKU, M.; ABADAN, D.; MACÊDO, D. J. Aprendendo o OJS 3.3: um guia visual para o Open Journal Systems (OJS). Tradução Ibict e Lepidus Tecnologia. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1189. Acesso em: 14 dez. 2023.

VISSIRINI, C. C.; SILVA, R. E.; ANDREIS, G. D. S. L.; ARCARO, K. REMAT: análise do perfil de seus usuários por meio da ferramenta Google Analytics e difusão do conhecimento científico entre professores e estudantes de matemática. Ciência da Informação em Revista, Alagoas, v. 6, p. 48-61, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/download/6872/5024. Acesso em: 15 dez. 2023.

Downloads

Publicado

12/28/2024

Como Citar

Silva, K. P., & Santos, L. G. dos. (2024). Pensamento analítico na gestão de periódicos científicos: o Google Analytics como ferramenta para análises orientadas por dados. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e17167. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e17167

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.