Pensamento analítico na gestão de periódicos científicos: o Google Analytics como ferramenta para análises orientadas por dados
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e17167Palavras-chave:
pensamento analítico, análise de dados, Open Journal System, gestão de Periódicos, Google AnalyticsResumo
O artigo discute como o pensamento analítico de dados pode ser aplicado na gestão de periódicos científicos digitais a partir de relatórios e métricas disponíveis no Google Analytics. Tem por objetivos específicos: a) identificar as principais métricas utilizadas nas análises de relatórios do Google Analytics a partir de um periódico digital hospedado no software Open Journal Systems; b) Apontar como essas métricas auxiliam na tomada de decisões estratégicas no contexto científico e,; c) Propor boas práticas para a dinamizar a gestão de revistas e portais de periódicos a partir do pensamento analítico de dados. A pesquisa é de natureza aplicada, bibliográfica e descritiva, visando explanar as 9 métricas divididas em 4 grupos de relatórios gerados pelo Google Analytics e relacionados a eventos gerados por usuários que acessam o OJS. Resulta no detalhamento desse conjunto de relatórios, indicando funcionalidade e boas práticas inerentes ao acesso do site, comportamento dos visitantes e conversões. Espera-se que equipes editoriais realizem continuamente análises inteligentes das métricas disponíveis, propondo melhorias e mudanças necessárias a partir do pensamento analítico e da análise de dados com auxílio das tecnologias disponíveis.
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