Perfil dos periódicos científicos produzidos pelas instituições de ensino superior de Alagoas

Ronaldo Ferreira de Araujo, Patrícia Pedri

Resumo


Apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória de abordagem descritiva que teve por objetivo geral o mapeamento dos periódicos científicos mantidos por Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam no estado de Alagoas. Os objetivos específicos compreendem a caracterização dos periódicos quanto: ao ano de criação, sistema, ISSN, área de conhecimento, periodicidade de publicação, estrato Qualis/CAPES e indexação em bases de dados. A pesquisa contribui com o debate sobre a comunicação científica e produção de periódicos, apresentando um panorama das publicações científicas do estado. O estudo indica um número comedido de revistas (n=36), publicadas de 1991 a 2018, com prevalência de periodicidade semestral (39%) e das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (50%). Do total de revistas 44% não estão classificadas no Qualis/CAPES e 69% não são indexadas em bases de dados, o que inibe a visibilidade e a disseminação da informação científica publicada em Alagoas. O quadro apresentado demanda a elaboração de uma política de fomento e qualificação dos periódicos científicos do estado.


Palavras-chave


Comunicação científica; Periódicos; Publicação científica; Qualis.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21452/23580763.2019.6ne.71-80



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.