Democracia Participativa e Juventude Politizada: estudo bibliométrico sobre os periódicos brasileiros de políticas públicas de juventude

Frederico Ramos Oliveira, Janinne Barcelos, Luana Melody Vasconcelos Brasil, Priscila Rodrigues Santos, Milton Shintaku

Resumo


As políticas públicas de juventude (PPJ) são um tema essencialmente multidisciplinar, cujas discussões em âmbito federal acontecem na Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os ministérios. A diversidade de definições conceituais e a transversalidade com a qual o tema é tratado torna complexa a tarefa de determinar os principais periódicos que discutem as PPJ, já que estes podem ser vinculados a diferentes disciplinas e instituições. Assim, o objetivo do presente estudo é levantar os periódicos indexados no DOAJ, Google Acadêmico, SciELO e Scopus que formam o núcleo de publicações sobre o tema. Trata-se, portanto, de um estudo que alinha os preceitos da Biblioteconomia, especialmente aqueles envolvidos na formação de bibliografias especializadas. Os resultados revelaram que as disciplinas de saúde, educação e psicologia publicam mais artigos sobre o tema, o que ratifica a multidisciplinaridade do estudo sobre as PPJ. Revela também tratar-se de um campo fértil para estudos, por sua amplitude, oportunidades para várias pesquisas e periódicos para publicação.


Palavras-chave


Políticas de Juventude. Periódicos científicos. Secretaria Nacional de Juventude.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21452/23580763.2018.5ne.13-24



Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.