A infoeducação na literatura mundial

análise da produção científica indexada na Web of Science

Autores/as

  • Maria Eliziana Pereira de Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y91-18

Resumen

Aborda o tema infoeducação na literatura internacional, apresentando uma análise da produção científica dos artigos indexados na Web of Science no período de 2016-2020 de forma a identificar como esse tema vem sendo tratado no debate acadêmico contemporâneo. Caracteriza-se como um estudo exploratório, em uma base de dados de natureza multidisciplinar que agrega vasto conteúdo em diversas áreas do conhecimento, Web of Science, que pode ser acessada através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), procedendo com pesquisa bibliográfica e documental. Após analisar os dados coletados, identificou-se que as publicações sobre a temática infoeducação em nível internacional ainda apresentam-se pouco representada dentro dessa base de dados escolhida para a pesquisa. Por meio dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que a temática infoeducação situa-se entre dois campos distintos do conhecimento, a saber: Ciência da Informação e Educação. Desta feita, tais campos possuem especificidades que lhes conferem legitimidade. No entanto, percebeu-se que o entrelaçamento desses campos faz emergir novos conceitos que merecem ser estudados, a exemplo dos conceitos: infoeducação, educação para a mídia, literacia da informação, competência em informação, conceitos já consagrados na área de Ciência da Informação.

Palavras-chave: Infoeducação; Web of Science; Competência em informação; Ciência da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Eliziana Pereira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN, Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri (2012). Bibliotecária no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia IFPB- CG.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba. Docente Colaborador Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Sousa, M. E. P. de, & Freire, G. H. de A. (2023). A infoeducação na literatura mundial : análise da produção científica indexada na Web of Science . Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–18. https://doi.org/10.28998/cirev.%y91-18

Número

Sección

Artigos | Articles