Análise bibliométrica na produção científica publicada em periódicos científicos no Brasil sobre Recursos Educacionais Abertos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e1698

Mots-clés :

Recursos Educacionais Abertos; REA; produção científica brasileira.

Résumé

O tema Recursos Educacionais Abertos (REA) é discutido na academia, desde 2002, quando ocorreu o Congresso Mundial em Paris sobre o assunto. Neste evento, a UNESCO convocou governos a implementar políticas de educação aberta como incentivo e promoção dos REA. Objetiva apresentar um estudo bibliométrico da produção brasileira sobre o REA. A metodologia adotada encontra-se na abordagem qualiquantitativa e utiliza o estudo bibliométrico, por meio da técnica de análise de conteúdo, realizada com o levantamento de dados nas Bases de Dados Scopus e Web of Science. Como resultado, foi possível identificar 168 produções brasileiras sobre o REA, no período entre 1999 a 2022. Os dados foram utilizados para explorar aspectos relevantes desta produção científica, tais como: número de publicações no espaço de tempo entre 1999 a 2020; autores que mais produziram nesse período; titulação e atuação acadêmica dos autores que mais produziram; tipologia documental e área do conhecimento dessas produções. Espera-se, com este artigo, contribuir para fortificar a idealização do REA no âmbito nacional, assim como vigorar o movimento para que sejam planejadas políticas públicas na esfera educacional.

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Vilma Machado, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR), Mestra pelo Programa em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (PGPP/Univali), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bibliotecária-documentalista da UFPR.

Egon Walter Wildauer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em mestrado em Engenharia de Produção e Qualidade pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC) e graduado em em Informática pela UFPR.

Paula Carina de Araújo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP), mestra em Mestra em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da UFPR. 

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Publié-e

2024-10-06

Comment citer

Machado, V., Wildauer, E. W., & Araújo, P. C. de. (2024). Análise bibliométrica na produção científica publicada em periódicos científicos no Brasil sobre Recursos Educacionais Abertos. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e1698. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e1698

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