Perfil de comportamento informacional dos servidores envolvidos com o processo de concessão de auxílios socioeconômicos em uma Instituição Federal de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15510Palavras-chave:
Comportamento Informacional, auxílios socioeconômicos, assistência estudantil, educação superiorResumo
A distribuição de auxílios socioeconômicos vem colaborando para apoiar a permanência de estudantes de cursos de graduação que tiveram suas vulnerabilidades comprovadas. A análise dos documentos comprobatórios está inserida em um contexto marcado pela constante busca e uso de informações que servem para embasar a decisão sobre atribuição de um auxílio. Este artigo objetivou investigar o perfil de comportamento informacional dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior que atuam com o processo de concessão desses auxílios, tendo como base o modelo desenvolvido por Thomas Wilson. O perfil foi construído analisando-se os dados coletados com a aplicação de um questionário estruturado nas quatro categorias de contexto que compõem o construto Comportamento Informacional: necessidade, busca, uso e compartilhamento da informação. Os resultados sugerem preferência dos servidores pelo uso de recursos de Tecnologia da Informação quando buscam e compartilham informações em contraponto ao contato pessoal, além de aderência entre as atribuições funcionais e os tipos de informação mais utilizados.
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