A Redefinição da Biblioteca Universitária à Luz dos Paradigmas da Biblioteconomia e Ciência da Informação: um estudo de caso

Auteurs-es

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y440-57

Mots-clés :

Paradigmas, Biblioteca Universitária, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Práticas profissionais.

Résumé

Apresenta as contribuições advindas da Biblioteconomia e Ciência da Informação quanto às práticas profissionais realizadas em uma biblioteca universitária. Objetiva identificar os pontos paradigmáticos observados na referida unidade de informação, a partir dos paradigmas que sustentam essas duas áreas do conhecimento, discorridos na literatura. Com esse propósito, o estudo caracteriza as bibliotecas universitárias na modernidade; apresenta os paradigmas da Ciência da Informação e Biblioteconomia; e, por fim, investiga a política institucional, os produtos e serviços realizados nessa biblioteca, identificando pontos paradigmáticos que os sustentam. Por meio da revisão de literatura e da análise e discussão dos dados coletados em campo, constatou-se que a maioria dos paradigmas adotados pela biblioteca universitária pertence à Biblioteconomia, tais como: foco no acervo documental, pouca preocupação com o usuário, maioria dos itens centra-se em livros impressos, atuação tecnicista, atividades de cunho meramente informacional e pouca interação entre setores e gestão dos fluxos de informação. Apenas dois paradigmas são frutos da Ciência da Informação, a saber: preocupação acentuada com a recuperação da informação e tendência à informatização. Sugere-se a elaboração de um plano de ação, oriundo de um planejamento bem estruturado, a fim de reformular a política institucional, redefinindo e ampliando as práticas bibliotecárias, tendo como base, a fusão dos paradigmas dessas duas áreas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecário do Sistema de Biblioteca da UFMG.

Références

ALVAREZ, M. E. B. Organização, sistemas e métodos. São Paulo: McGraw Hill, 1991.

ARAÚJO, C. A. Á. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos, 2014.

CARVALHO, I. C. L. A socialização do conhecimento no espaço das bibliotecas universitárias. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

CARVALHO, M. C. R. Apresentação. In: LUBISCO, N. Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 9-10.

CASTRO, C. A. Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 10, n. 1, 2000. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/346/268>. Acesso em: 30 mar. 2016.

COOK, D.; MULROW, C.; HAYNES, B. Systematic reviews: synthesis of best evidence for clinical decisions. Ann Internacional Medical, v. 126, n. 5, p. 376-380, 1997.

CUNHA, M. B. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: <http://www.datagramazero.org.br/dez10/Art_07.htm>. Acesso em: 8 abr. 2016.

FERREIRA, L. S. Bibliotecas universitárias brasileiras: análise de estruturas centralizadas e descentralizadas. São Paulo: Pioneira, 1980.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LA BIBLIOTECA universitaria: análisis en su entorno híbrido. Madrid: Síntesis, 2005.

LANCASTER, F. W. Future librarianship: preparing for an unconvencional career. Wilson Library Bulletin, v. 57, p. 747-53, maio 1983.

LEITÃO, B. J. M. Avaliação qualitativa e quantitativa numa biblioteca universitária: grupos de foco. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2005.

LE COADIC, Y.-F. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Lemos Informação e Comunicação, 2004.

MELLO, L. L. S.; MARQUES, D. B.; PINHO, F. A. A biblioteca universitária e sua atuação frente à mutabilidade de paradigmas. InCID: Revista de Ciência da Informação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 69-89, mar./ago. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64069>. Acesso em: 15 abr. 2016.

OLIVEIRA, M. (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005.

ORTEGA, C. D. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação,, Rio de Janeiro, v. 5, n. 5, out. 2004. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000002048&dd1=05069>. Acesso em: 15 mar. 2016.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

RUSSO, M. Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

SANTA ANNA, J. A biblioteca universitária no presente: de labirinto à encruzilhada em busca da biblioteca híbrida. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 6-18, jan./abr. 2015a. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/982/pdf_117>. Acesso em: 10 abr. 2016.

______. Trajetória histórica das bibliotecas e o desenvolvimento dos serviços bibliotecários: da guarda informacional ao acesso. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 13, n.1, p.138-155, jan./abr. 2015b. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/4119/pdf_89>. Acesso em: 15 abr. 2016.

______.; CALMON, M. A. Relato de experiência de estágio na Biblioteca Universitária Fernando de Castro de Moraes: diálogos com Ranganathan. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 339-354, maio./ago. 2015. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/989/pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.

______.; PEREIRA, G.; CAMPOS, S. Compartilhamento de informações/conhecimento em biblioteca universitária: cooperação interbibliotecária em face das novas tecnologias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 170-184, maio./ago. 2015. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/986/pdf>. Acesso em: 10 abr. 2016.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 1996. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235>. Acesso em: 10 abr. 2016.

SIQUEIRA, J. C. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 52-66, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/04.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.

SOUZA, F. C. Os paradigmas da Biblioteconomia e suas implicações no Ensino desta Ciência. Encontros Bibli - Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 2, set./1996. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/5/45>. Acesso em: 15 abr. 2016.

TARAPANOFF, K. Planejamento de e para bibliotecas universitárias no Brasil: sua posição sócio-econômica e estrutural. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2., Anais, 1981, Brasília. Anais... Brasília: CAPES, 1981. p. 9-35.

VIEIRA, D. C.; ARDIGO, J. D. Paradigmas da biblioteconomia e ciência da informação: estudo de caso em uma unidade de informação especializada. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 124-137, jan./abr. 2015. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/993>. Acesso em: 10 abr. 2016.

s/Mikkeli/zarndt_frederick.pdf>. Acesso em 15 set. 2017.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-29

Comment citer

Santa Anna, J., & Costa, M. E. de O. (2017). A Redefinição da Biblioteca Universitária à Luz dos Paradigmas da Biblioteconomia e Ciência da Informação: um estudo de caso. Ciência Da Informação Em Revista, 4(3), 40–57. https://doi.org/10.28998/cirev.%y440-57

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Articles similaires

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.