Gestão de pessoas no contexto da Biblioteconomia/Ciência da Informação: revisão narrativa de literatura nos anais do CBBD e do SNBU
Palavras-chave:
Fator humano. Gestão de bibliotecas. Gestão de pessoas. Gestão de pessoas em bibliotecas.Resumo
O estudo do fator humano tem sido uma das principais discussões nos últimos anos, em virtude da importância e da complexidade com que tem se revelado, sobretudo no âmbito organizacional. Por ser um tema incipiente, objetiva analisar o que tem sido publicado sobre o tema, a partir das pesquisas apresentadas em dois grandes eventos da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, no Brasil, o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação e o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Optou-se pela pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi conduzida pela revisão narrativa de literatura, por meio da consulta aos anais desses eventos, nos anos de 2012 a 2015. Aplicando-se uma matriz de síntese, foi possível constatar alguns aspectos inerentes ao universo da gestão de pessoas tratada em bibliotecas, tais como: capacitação, recrutamento e seleção; competências profissionais; motivação; trabalho em equipe; coaching; planejamento de pessoal e liderança. Dentre esses assuntos, os que mais se destacaram foram a capacitação, trabalho em equipe, motivação e liderança, o que demonstra a dependência e integração desses fatores em um contexto de relações humanas. Este estudo traz à tona a necessidade de se repensar o ambiente da biblioteca, por meio da redefinição dos paradigmas nos ambientes de informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.