Gestão da Qualidade em Bibliotecas Públicas

Francisco Carlos Palleta, Joelma Alves Silva, Marcia Silva Augusto, Yara Cristina Pereira da Silva

Resumo


Investiga as estratégias de Gestão da Qualidade utilizadas pelas unidades de informação e sua aplicabilidade em instituições de natureza pública, a  partir do método de pesquisa bibliográfica. Inicialmente  realiza uma caracterização da biblioteca pública,apresentando um breve histórico,bem como seus produtos e serviços.Expõe a importância da biblioteca pública na sociedade da informação, salientando seu papel fundamental para o público carente que não se enquadra seja na área de ensino, na área editorial e nem na área de pesquisa.Traça um panorama do comportamento dos usuários em bibliotecas e lista as características e barreiras da usabilidade.Apresenta os conceitos e fundamentos da Gestão da qualidade,assumindo que o conceito de qualidade reflete o objetivo comum de atingir a satisfação do cliente.Também expõe a trajetória da gestão da qualidade em unidades de informação no Brasil. Por fim, apresenta uma proposta de Gestão da Qualidade nas bibliotecas públicas brasileiras.


Palavras-chave


Gestão da Qualidade em Biblioteca. Biblioteca Pública. Usabilidade. Serviços de Informação. Estudo de Usuários da Informação

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.