Mediação informativo-cultural: e a formação dos mediadores?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y670-89

Mots-clés :

Ciências da Informação. Mediação da Informação. Mediação da Cultura. Formação em Ciências da Informação. Currículo.

Résumé

A mediação informativo-cultural vem se tornando cada vez mais pauta do dia nas pesquisas no âmbito das ciências da informação contemporâneas, principalmente, a partir do uso mais intenso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) nos processos infocomunicacionais. Neste contexto, analisamos como está inserida a temática da mediação da informação e da cultura nos currículos dos cursos das Ciências da Informação na Iberoamérica. Os currículos (projetos pedagógicos e planos de ensino de disciplinas) utilizados como amostra foram aqueles de duas universidades cujos cursos da área de Ciência da Informação estão vinculados à Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), quais sejam: o curso de Sistemas de Información y Documentación da Universidad de La Salle, da Colômbia, bem como os currículos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, que se encontra na Região Sudeste do Brasil. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, bem como a Análise Comparativa. Os resultados demonstraram que, nos textos dos projetos pedagógicos dos cursos analisados na área de Ciência da Informação do Brasil e da Colômbia, embora com algumas diferenças locais, a mediação é abordada de forma indireta, como algo que perpassa toda a atividade dos profissionais da informação, mas não é abordada especificamente como campo de reflexão próprio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marielle Barros de Moraes, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduiche na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Líder do grupo de pesquisa Informação, Mediação, Educação e Responsabilidade Social- CNPq. Líder do grupo de extensão MediaCult- Mediações e Diversidade Cultural, onde desenvolve projetos de mediação com os refugiados da cidade de Niterói.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-06

Comment citer

Moraes, M. B. de. (2019). Mediação informativo-cultural: e a formação dos mediadores?. Ciência Da Informação Em Revista, 6(2), 70–89. https://doi.org/10.28998/cirev.%y670-89

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Articles similaires

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.