Rotinas organizacionais em bibliotecas universitárias no contexto da pandemia

uma revisão de literatura

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-14

Parole chiave:

rotinas organizacionais, biblioteca universitária, pandemia de Covid-19

Abstract

O artigo tem como objetivo apresentar as rotinas organizacionais em biblioteca universitária e a ocorrência das mudanças para lidar com a pandemia. Realizou-se um levantamento bibliográfico dos constructos de rotinas organizacionais, biblioteca universitária, trabalho remoto e estudos realizados nas bibliotecas universitárias brasileiras que contextualizam o período de pandemia. A revisão abordou a teoria de rotinas organizacionais, seus aspectos ostensivo e performativo e os artefatos, bem como os conceitos sobre biblioteca universitária e a questão do trabalho remoto decorrente da pandemia de Covid-19. O resultado evidenciou a dinâmica das rotinas organizacionais no período de pandemia, quando as bibliotecas fecharam, porém, os serviços/produtos precisavam ser ofertados. Os artefatos tecnológicos foram protagonistas ao possibilitar a interação entre os atores e a oferta dos serviços. No entanto, o momento ficou marcado pelo aspecto performativo, considerando que os agentes das bibliotecas promoveram ações que produziram mudanças e inovação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Lidiane Herculano Graciosa, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutoranda em Doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná e Mestra em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Administração, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Pubblicato

2023-12-30

Come citare

Graciosa, M. L. H., & Machado, N. S. (2023). Rotinas organizacionais em bibliotecas universitárias no contexto da pandemia: uma revisão de literatura. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–14. https://doi.org/10.28998/cirev.%y101-14

Fascicolo

Sezione

Artigos | Articles