Participação social na formulação das políticas públicas na educação superior

o caso da Universidade Federal de Alagoas

Autores

  • Layse de França Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Aldianne Tenório de Almeida Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luciana Peixoto Santa Rita Universidade Federal de Alagoas
  • Anderson Moreira Aristides dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Rodrigo Gameiro Guimarães Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este artigo trata de uma análise documental e bibliográfica que apresenta dados referentes à participação social na formulação de políticas públicas na educação superior. O estudo objetiva analisar a participação social na fase de formulação de políticas públicas. A pesquisa se deu com abordagem qualitativa, buscando analisar o assunto em questão a partir de documentos e artigos científicos já publicados. Avaliou-se os espaços de participação da sociedade civil nas políticas públicas da universidade, quais são esses espaços e como se dá essa participação. Os resultados desta pesquisa mostram que há uma iniciativa de incluir a sociedade civil no planejamento da gestão e formulação de políticas públicas, mas ainda é incipiente, visto que são poucos canais de participação, e além disso as contribuições realizadas ainda passam pela apreciação do Conselho Universitário. O estudo apresenta limitações de pesquisa considerando que existem poucos estudos sobre o tema que envolve a educação superior e o site institucional da universidade não contém informações amplas sobre a forma que ocorre a participação em si. Para pesquisas futuras, sugere-se que seja feita uma pesquisa in loco, com pessoas que estejam envolvidas com as instâncias de participação e com gestores da universidade de modo a compreender melhor como ocorre todo o processo e quais os benefícios e as necessidades atuais de modo a contribuir para expansão de tal participação.

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Biografia do Autor

Layse de França Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Administração Pública pelo Mestado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas.

Aldianne Tenório de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora em Economia e Gestão (ISEC, Portugal, 2021), Doutora (USP, 2004) e Mestra (UFAL, 1999) em Administração, Especialista em Direito Empresarial (CESMAC, 1996) e Gestão da Inovação e Tecnologia (UFAL, 2001), e Graduada em Direito (CESMAC, 1994) e em Economia (UFAL, 1993). Professora do Mestrado Profissional em Administração Pública e  Programa de Pós-Graduação em Ciência, ambos da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

Anderson Moreira Aristides dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas.

Rodrigo Gameiro Guimarães, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Administração Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Mestrado Profissional em Adminstração Pública da Universidade FEderal de Alagoas

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Publicado

2023-04-02

Como Citar

Silva, L. de F., Silva, A. T. de A. ., Santa Rita, L. P., Santos, A. M. A. dos ., & Guimarães, R. G. . (2023). Participação social na formulação das políticas públicas na educação superior: o caso da Universidade Federal de Alagoas. Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–13. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13458

Edição

Seção

Artigos | Articles