Recuperação de informação no Currículo Lattes
proposição de requisitos aplicando técnicas de filtragem para recuperação da produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-19Palavras-chave:
Currículo Lattes, organização da informação, recuperação da informação, representação da informaçãoResumo
O Currículo Lattes é uma base de dados gerida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para registro da produção acadêmico-científica e tecnológica no Brasil. O instrumento é essencial para registro das atividades dos pesquisadores e cumpre com seu objetivo, mas assim como qualquer aplicação com um longo ciclo de vida, há melhorias que podem ser realizadas para otimizar a recuperação das informações cadastradas nesta base. O presente estudo é uma pesquisa documental e aplicada, com abordagem qualitativa, que tem o objetivo geral de apresentar uma proposta para otimizar a recuperação da informação no âmbito da produção acadêmica registrada no Currículo Lattes. Para tanto, foram realizadas três etapas metodológicas: (i) diagnóstico inicial com uma breve caracterização e descrição do Currículo Lattes; (ii) identificação de elementos de recuperação a serem otimizados no âmbito da produção acadêmica e (iii) criação de um protótipo espelhado na plataforma apresentado sugestões de melhorias para recuperação de informação. Os resultados apresentados possibilitam que dados e informações sobre a produção acadêmica sejam recuperados de forma mais rápida e personalizada pelos usuários, impactando na visualização das informações, facilitando e otimizando a recuperação de informação pelos pesquisadores e usuários do Currículo Lattes. Concluiu-se que esta proposta de otimização, fundamentada principalmente nos princípios de organização e recuperação da informação, no contexto da Ciência da Informação, podem potencializar o serviço, apresentando as informações de forma personalizada e objetiva. Espera-se que a proposta seja um instrumento útil para a comunidade científica brasileira e que inspire as novas versões do Currículo Lattes.
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