Taxonomia para Comércio Eletrônico: diferentes perspectivas em front e back end
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y23-14Palavras-chave:
Taxonomia, Comércio Eletrônico, Varejo, Experiência do Usuário,Resumo
Com o desenvolvimento e a inovação nas tecnologias, a organização da informação tem tido um papel cada vez mais central e decisivo seja no mercado, na academia e também na vida da sociedade como um todo. A evolução dos estudos sobre taxonomia, agregado ao desenvolvimento tecnológico, modificou-se com o tempo partindo de ferramentas como vocabulários controlados até a adaptação deste tipo de sistema para o mundo digital, através da criação de taxonomias facetadas, tendo hyperlinks como seu principal ferramental. Este trabalho visa explorar o âmbito da organização da informação por taxonomias em comércio eletrônico de varejo, a partir de diferentes perspectivas. Embora taxonomias em e-commerce sejam customizadas nos diferentes players, este artigo compreende a diferenciação entre uma taxonomia de navegação (front end) que contempla Arquitetura da Informação, usabilidade e search engine optimization e uma taxonomia estrutural (back end) que pode ter por base metadados compartilhados por organizações internacionais como o GS1 e também ser descoberta via processos de Gestão do Conhecimento. Por fim, conclui-se que a tendência é o desenvolvimento destes estudos, juntamente com a classificação por automação e aprendizagem de máquinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.