CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO DO VALE DO MAMANGUAPE – PB
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.7i15.14700Keywords:
educação ambiental, universidades públicas, ensino e extensão, desenvolvimento regional sustentável, vale do mamanguapeAbstract
Este trabalho buscou apresentar as principais contribuições do ensino superior para o desenvolvimento regional sustentável do Vale do Mamanguape, discutindo a importância da Educação Ambiental e observando o papel das instituições de ensino, uma vez que universidades são espaços privilegiados na implementação de práticas educativas relativas à Educação Ambiental. Por meio de uma pesquisa qualitativa e análise descritivas das atividades de ensino, pesquisa e extensão disponíveis no site institucional de cada instituição, observou-se que estas, entre outras entidades, presentes ou não na região, de alguma forma, vêm contribuindo como disseminadoras e formadoras de sujeitos conscientes e atuantes no processo de desenvolvimento social e ambiental, no contexto que se encontram inseridos. Todavia, não é adequado fecharmos os olhos e acreditar que o processo educativo está ou é de responsabilidade apenas das universidades, mas acreditar em um processo de educação ambiental não formal, ou seja, aquele voltado ao comportamento, hábitos, prática e valores sociais que não estão institucionalizados. Conclui-se que o desenvolvimento é um processo e a sustentabilidade é um fim que se pretende chegar. Que o desenvolvimento sustentável é de todas as pessoas, por todas as pessoas e para todas as pessoas.
Downloads
References
ANDRADE, Isabel de Souza Leão; VASCONCELOS, Severina Maria Oliveira de. Mamanguape 150 anos: uma cidade histórica 1855-2005. João Pessoa: Unigraf, 2005.
BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; SCOTT, Lash. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1997.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP Nº: 2/2012 de 15 de junho de 2012. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Brasília, 1999.
BURSZTYN, Maria Augusta; BURSZTYN, Marcel. Fundamentos de Política e Gestão Ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. 612 p.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda; ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos; CESAR, Ary Gustavo da Silva. Análise da educação ambiental na Universidade Federal De Campina Grande (UFCG) nos anos de 2002 a 2017: disciplinas e projetos. Revbea. v. 13, n. 1, p. 87-107. 2018.
FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda; CESAR, Ary Gustavo da Silva; ABREU, Bruno Soares. Aprendizagem organizacional: um estudo da educação ambiental em escolas da rede pública de ensino. INTERSCIENTIA, v. 4, p. 53-58, 2016.
FLORIANI, Dimas. Por uma epistemologia da diversidade. ResearchGate, janeiro, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12 Edição. Paz e Terra. 1979.
FREIRE, Paulo. Paulo. Pedagogia do oprimido, v. 43, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, Juliana et. al. Educação ambiental na educação de jovens e adultos (EJA). Synergismusscyentifica UTFPR, Pato Branco, v. 03, n. 2-3, 2008.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental crítica. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria Executiva. Diretoria de Educação Ambiental (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p. 25-35.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.
LIMA, Elaine de Jesus. Levantamento do quadro natural do município de Mamanguape – PB. 2013. 84 p. Monografia (Graduação em Geografia). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
RAYNAUT, Claude. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI Jr., A.; NETO, A. J. S. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. Barueri: Manole, 2011, p. 143 - 208.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras. (2000).
SILVA, Christian Luiz da. Desenvolvimento sustentável: um conceito multidisciplinar. In: Christian Luiz da Silva; Judas Tadeu Grassi de Mendes. (Org.). Reflexões sobre o desenvolvimento sustentável: agentes e interações sob a ótica multidisciplinar. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2005, v. 1, p. 11-40.
SILVA, Daniel J. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável. 1998. 240 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SILVA; ZAMPIER; GOMES et al. Apropriação da cultura universitária nos 10 anos do CCAE: contribuições do PET indígena e cursinho pré-vestibular junto ao povo potiguara In: Aline Cleide Batista et al. (org.). Uma década de expansão universitária: estudos sobre o Vale de Mamanguape: v. I. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017.
SOUZA, Janaina Nascimento Simões de; BENEVIDES, Rita de Cássia Alves. Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável e o Comprometimento das Universidades/Faculdades do Município do Rio de Janeiro, RJ. II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia–SEGeT, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os Autores dos trabalhos aceitos para publicação na revista CONTEXTO GEOGRÁFICO devem concordar com os termos a seguir: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional; b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online;e c) Considerando que o acesso a revista é público, os artigos publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.