CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO DO VALE DO MAMANGUAPE – PB

Autori

  • Ary Gustavo da Silva Cesar Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marilis Dambroski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Joana do Amaral Antoniak Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.7i15.14700

Parole chiave:

educação ambiental, universidades públicas, ensino e extensão, desenvolvimento regional sustentável, vale do mamanguape

Abstract

Este trabalho buscou apresentar as principais contribuições do ensino superior para o desenvolvimento regional sustentável do Vale do Mamanguape, discutindo a importância da Educação Ambiental e observando o papel das instituições de ensino, uma vez que universidades são espaços privilegiados na implementação de práticas educativas relativas à Educação Ambiental. Por meio de uma pesquisa qualitativa e análise descritivas das atividades de ensino, pesquisa e extensão disponíveis no site institucional de cada instituição, observou-se que estas, entre outras entidades, presentes ou não na região, de alguma forma, vêm contribuindo como disseminadoras e formadoras de sujeitos conscientes e atuantes no processo de desenvolvimento social e ambiental, no contexto que se encontram inseridos. Todavia, não é adequado fecharmos os olhos e acreditar que o processo educativo está ou é de responsabilidade apenas das universidades, mas acreditar em um processo de educação ambiental não formal, ou seja, aquele voltado ao comportamento, hábitos, prática e valores sociais que não estão institucionalizados. Conclui-se que o desenvolvimento é um processo e a sustentabilidade é um fim que se pretende chegar. Que o desenvolvimento sustentável é de todas as pessoas, por todas as pessoas e para todas as pessoas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ary Gustavo da Silva Cesar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ, (2017). Especialista em Ciências Ambientais pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa-CINTEP (2020). Técnico em Meio Ambiente/Gestão Ambiental pelo UNIPÊ (2017). Atuou como professor desde (2018) do Curso Técnico em Comércio pela Escola Cidadã Integral Técnica Estadual João Roberto Borges de Souza até (2022). Possui atuação como Pesquisador, Gestor e Educador Ambiental no Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade-IPPEDS, no segmento de consultorias na aplicação de capacitações voltadas para o desenvolvimento de pessoal, elaboração e execução de projetos Socioambientais (2017-2018). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Políticas Públicas Educacionais, Gestão de Resíduos e Impacto Ambiental. 

Marilis Dambroski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - UTFPR - Campus Pato Branco. Especialista em Neuropsicopedagogia e Psicologia Educacional. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Pato Branco / UNIDEP. Habilitação para Tutoria EaD. Integrante o Grupo de Pesquisa ARIADNE - Rede de estudos da diversidade socioambiental, ligado ao CEPAD - Centro de estudos e apoio ao desenvolvimento regional do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Representante o Conselho Regional de Psicologia (CRP) na Comissão Setorial da Região Sudoeste – Paraná. Representante do PPGDR na Comissão de Saúde Mental da UTFPR/Pato Branco. Revisora de redação da revista Comunica PPGDR. Com interesse de pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Regional.

Joana do Amaral Antoniak, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - UTFPR, Campus Pato Branco. Possui Graduação em Agronomia (2022) e Técnico em Agropecuária (2016), pelo Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia. É mestranda em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal Tecnológica do Paraná, bolsista CAPES e integrante do grupo SAL da Terra. Atua principalmente nos temas Agricultura Familiar, Sucessão Familiar Rural e Desenvolvimento Regional.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, Isabel de Souza Leão; VASCONCELOS, Severina Maria Oliveira de. Mamanguape 150 anos: uma cidade histórica 1855-2005. João Pessoa: Unigraf, 2005.

BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; SCOTT, Lash. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1997.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP Nº: 2/2012 de 15 de junho de 2012. Brasília: MEC, 2012.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Brasília, 1999.

BURSZTYN, Maria Augusta; BURSZTYN, Marcel. Fundamentos de Política e Gestão Ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. 612 p.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda; ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos; CESAR, Ary Gustavo da Silva. Análise da educação ambiental na Universidade Federal De Campina Grande (UFCG) nos anos de 2002 a 2017: disciplinas e projetos. Revbea. v. 13, n. 1, p. 87-107. 2018.

FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda; CESAR, Ary Gustavo da Silva; ABREU, Bruno Soares. Aprendizagem organizacional: um estudo da educação ambiental em escolas da rede pública de ensino. INTERSCIENTIA, v. 4, p. 53-58, 2016.

FLORIANI, Dimas. Por uma epistemologia da diversidade. ResearchGate, janeiro, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12 Edição. Paz e Terra. 1979.

FREIRE, Paulo. Paulo. Pedagogia do oprimido, v. 43, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUIMARÃES, Juliana et. al. Educação ambiental na educação de jovens e adultos (EJA). Synergismusscyentifica UTFPR, Pato Branco, v. 03, n. 2-3, 2008.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental crítica. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria Executiva. Diretoria de Educação Ambiental (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p. 25-35.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.

LIMA, Elaine de Jesus. Levantamento do quadro natural do município de Mamanguape – PB. 2013. 84 p. Monografia (Graduação em Geografia). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

RAYNAUT, Claude. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e à aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI Jr., A.; NETO, A. J. S. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. Barueri: Manole, 2011, p. 143 - 208.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras. (2000).

SILVA, Christian Luiz da. Desenvolvimento sustentável: um conceito multidisciplinar. In: Christian Luiz da Silva; Judas Tadeu Grassi de Mendes. (Org.). Reflexões sobre o desenvolvimento sustentável: agentes e interações sob a ótica multidisciplinar. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2005, v. 1, p. 11-40.

SILVA, Daniel J. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável. 1998. 240 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

SILVA; ZAMPIER; GOMES et al. Apropriação da cultura universitária nos 10 anos do CCAE: contribuições do PET indígena e cursinho pré-vestibular junto ao povo potiguara In: Aline Cleide Batista et al. (org.). Uma década de expansão universitária: estudos sobre o Vale de Mamanguape: v. I. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017.

SOUZA, Janaina Nascimento Simões de; BENEVIDES, Rita de Cássia Alves. Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável e o Comprometimento das Universidades/Faculdades do Município do Rio de Janeiro, RJ. II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia–SEGeT, 2005.

Pubblicato

2023-01-13

Come citare

Cesar, A. G. da S., Dambroski, M., & Antoniak, J. do A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO DO VALE DO MAMANGUAPE – PB. Revista Contexto Geográfico, 7(15), 117–133. https://doi.org/10.28998/contegeo.7i15.14700